Delivery no supermercado: 5 sacadas para aquecer suas vendas!

Usar o delivery no supermercado é uma excelente forma de aumentar as vendas e gerar valor para seus clientes.
Na minha família, por exemplo, o serviço de entrega é bastante utilizado pelo me avô, uma vez por semana ele vai a um mercadinho que fica uns 15 minutos de distância de casa e faz algumas compras. Como ele não dirige e não pode carregar peso, as compras são entregues em casa pela empresa.
Deu pra perceber que para o meu avô o delivery gera um grande valor, pois por vezes escutei dele que não fazia compras em um mais próximo porque não “vinham deixar em casa”.
Em tempos de crise, como essa do Coronavírus, muitos empreendedores precisaram se reinventar e até mesmo os mais aversos a tecnologia, perceberam que sem ajuda dela poderiam colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.
Diante de tudo isso, conversaremos nesse conteúdo um pouco mais sobre a importância do serviço de entrega em tempos de crise e como transformá-lo em oportunidade para alavancar suas vendas.
Boa leitura! 😉
Delivery no supermercado e o coronavírus
Em tempo de quarentena, a tecnologia tem sido uma grande aliada tanto da população quanto das empresas que estão usando desse recurso para não perder as vendas.
Alguns supermercados já realizavam entregas antes da Covid-19, porém apenas quando o cliente ia à loja. Hoje a situação é bem diferente, pois o consumidor está evitando o máximo possível sair de casa.
Pra você ter uma ideia, na Bahia as vendas através de aplicativos delivery nos supermercados cresceram 10 vezes mais desde o início da quarentena. Com o aumento da demanda algumas lojas estão com fila de espera. E em vários supermercados do país o prazo pode chegar a 15 dias.
O presidente da Associação Bahiana de Supermercados (ABASE), Joel Feldman, explicou que antes da pandemia as vendas online representavam menos de 2% nos estabelecimentos que ofereciam essa opção. Mas agora com um volume maior, os supermercados possuem uma estrutura limitada.
Em nota Associação Brasileira de Supermercados afirmou que há sim uma dificuldade de adaptação do setor em relação ao delivery,mas estão se preparando para atender a demanda aumentando o abastecimento e ampliando os centros de distribuição.
Ok, agora que você compreendeu melhor o contexto do cenário atual, vamos a pergunta do título desse texto…
Leia também: Quais os impactos do coronavírus nos supermercados?
Como aquecer as vendas usando o delivery no supermercado?
A crise exige de nós uma certa cautela, porém é preciso agir rápido para aproveitar o momento. Sabe um tigre quando está caçando? Ele observa sua presa antes de dá o bote e no momento certo a agarra com as patas e morde seu pescoço.
É preciso agir como o felino, observar o todo, entender o cenário e agir para não deixar a oportunidade escapar. Sem mais delongas, nos tópicos seguintes você terá acesso a 5 dicas importantes para aquecer as vendas usando o delivery em seu supermercado. Vamos lá!
1° Estruture o serviço de entrega em sua loja
Aqui parto da primícia que você ainda não possui esse tipo de serviço, ou está um pouco desorganizado. Por isso, antes de oferecer ao cliente é preciso que você veja alguns pontos:
a. Selecione o funcionário para esse trabalho. Avalie a quantidade necessária de acordo com a demanda e o tamanho da sua loja.
b. Qual meio de transporte será utilizado para fazer as entregas? O entregador terá que ter veículo próprio ou será disponibilizado pela empresa?
c. Por qual meio serão feitos os pedidos? Redes sociais, telefone, aplicativos especializados?
d. Veja um meio de controlar as demandas, seja uma planilha ou software de gestão. Mas por favor, lhe imploro, esqueça a caderneta.
e. Estabeleça até quer horas os pedidos podem ser feitos;
f. E por último, separe uma pessoa para ficar responsável pra receber as solicitações.
Como você viu anteriormente, a demanda no mercado é grande, por isso não vale a pena sobrecarregar ninguém, seria como colocar 20 pessoas em uma canoa, o negócio não ia sair do lugar.
Organização feita podemos partir para o próximo tópico: a divulgação.
2° Divulgue aos clientes o delivery no supermercado
Seja avisando aos clientes que estão em loja, colocando cartazes nas paredes ou divulgando nas redes sociais, deixe eles cientes da forma que devem ser feito os pedidos.
Caso você não opte apenas pelas solicitações via redes sociais e telefone peça os seguintes dados:
- Nome completo;
- endereço e ponto de referência
- telefone pra contato
- forma de pagamento
- pergunte se a mercadoria deve ser entregue na porta ou na calçada.
Seja transparente com seu usuário, mantenha ele bem informado dos horários de funcionamento e de possíveis demoras na entrega.
As redes sociais serão seus aliados nesse momento, gere conteúdo e faça bom uso delas, vou lhe dar dicas rápidas, veja:
Google meu negócio
Uma frase bem comum no mundo do marketing é: “A empresa que não está no Google não existe.” Pode parecer um pouco exagerado mas é importante, dá uma olhada na foto abaixo:

A foto é do Google Trends, ferramenta do Google que mostra a quantidade de pesquisas para uma determinada palavra.
Nos últimos 7 dias as palavras – mercado perto de mim e supermercado perto de mim – tiveram um crescimento de mais de 100%, ou seja, se você não estiver presente nessa plataforma, perderá oportunidades de vendas por não ser encontrado. É como diz a frase: “Quem não é visto não é lembrado.”
O Google meu negócio é uma ferramenta gratuita, onde você poderá colocar informações sobre seu supermercado ( telefone, horário de funcionamento, endereço, etc), fotos, cadastrar produtos e ofertas e acima de tudo, ser encontrado.

O whatsapp possui uma ferramenta chamada “lista de transmissão”, funciona assim: você salva o contato e adiciona ele na lista, a pessoa salva o seu e passar a receber suas mensagens. Todos que tiverem nessa lista recebem o conteúdo simultaneamente.
Vale destacar que apenas o administrador da lista pode enviar mensagens pra ela, por isso aqui vão algumas dicas para não errar:
- A lista de transmissão é um meio de comunicação com o cliente, não faça postagens que não tenham relação com seu supermercado;
- estabeleça um horário para os posts, de preferência em hora comercial.
A lista de transmissão suporta apenas 256 pessoas, uma sugestão é usar desse artifício para gerar exclusividade, vou explicar:
Fale para seus clientes da existência dessa lista e que ela é limitada a 256 usuários. Quem estiver nela terá direito a algo que os outros não tem, por exemplo, um cartão fidelidade que ao ser todo preenchido oferece algum desconto ou participação em sorteio.
Enfim são inúmeras possibilidades que podem ser geradas, coloca a cabeça pra funcionar, pede sugestões aos funcionários e coloque o projeto em ação!
O Instagram é uma plataforma que permite a proximidade com o público, por isso, para usá-lo bem conhecer seus seguidores é fundamental.
Ao transformar seu perfil em uma conta comercial, você terá acesso a informações mais detalhadas sobre eles, tais como: faixa etária, sexo, dias e horários que mais visitam seu feed. Sabendo dessas características poderá otimizar as estratégias de conteúdo e vendas na página.
Para alavancar as vendas no seu delivery com o instagram, aqui vão algumas dicas importantes, leia:
- Deixe seu perfil completo, contato, horário de funcionamento;
- interaja com seu público, tirando as dúvidas e respondendo os comentários, lembre-se de sempre manter o respeito com eles;
- planeje seus posts, coloque eles em um calendário para uma melhor organização;
- diversifique nas postagens, não coloque apenas ofertas, por exemplo;
- faça sorteios para estimular o engajamento do público.
São inúmeras as ações que você pode fazer na rede, caso as ideias não apareçam, pesquise o que outras empresas estão fazendo ou peça aos funcionários sugestões, mas não deixe a rede parada.
Como usar as redes sociais em seu supermercado?
3° Ofereça formas de pagamentos variadas
A quarentena pede que as pessoas não saim de casa, é possível que algumas nem estejam sacando dinheiro, mas fazendo pagamentos através do cartão. Nesse contexto quero lhe dar 3 alternativas que podem ser oferecidas a quem irá receber as compras em casa, são elas:
- Pagamento online;
- transferência, depois que receber o comprovante você prepara a compra;
- o entregador levar a máquina e pedir ao cliente que passe álcool em gel antes e depois de manuseá-la.
Como o dinheiro é algo de grande circulação incentive que essa opção não seja usada nesse período de pandemia, oriente que seu funcionário passe sempre álcool em gel depois de guardar as cédulas.
4° Conte com a ajuda de um sistema de gestão
O software de gestão contribui muito com a organização do seu negócio, torna ele mais lucrativo e ajuda a evitar problemas a médio e longo prazo, tais como a ruptura de estoque, erros na gestão financeira, entre outros.
Além disso, um sistema de gestão de PDV é a ferramenta mais adequada para organizar e controlar as demandas de pedidos via delivery.
O SysPDV, por exemplo, é um sistema que possui integração com o aplicativo iFood. Fazer parte dessa plataforma permite que seu negócio alcance mais clientes e como consequência, aumenta suas vendas.
Todos os pedidos feitos pelo iFood serão enviados para o seu sistema de gestão, facilitando a rotina de envios e melhorando o acompanhamento dos resultados financeiros.
Se quiser receber uma proposta sem compromisso do sistema de gestão SysPDV, fale com um de nossos especialistas clicando neste link.
5° Tenha cuidado com a forma que a mercadoria é entregue!
Você compraria frutas podres ou um arroz vencido? Com certeza não! Da mesma forma seus clientes não gostariam de receber esses produtos em casa.
Por isso, ao separar as mercadorias do pedido, peça que seus funcionários fiquem atentos ao que for colocado para entrega. Conferir se a embalagem foi violada, a data de validade, qualidade dos perecíveis, são itens obrigatórios a serem observados.
Falando em perecíveis, caso seu cliente peça algum pergunte o que prefere, por exemplo, uma fruta, ele quer uma madura ou já pronta para comer? E assim sucessivamente.
A forma como as compras são embaladas e arrumadas para a entrega, também devem ser vistas, para que não ocorra de amassar ou quebrar algo. De preferência distribua deixando sempre os mais frágeis por cima.
E aí, pronto para fazer um delivery de sucesso em seu supermercado? Compartilha nos comentários quais desafios tem enfrentado com o serviço de entrega em sua loja!
E antes de sair, assina nossa Newsletter para continuar recebendo em seu e-mail as melhores dicas que vão ajudar a aquecer suas vendas.
Até a próxima! 😉
Outros Artigos Relacionados
-
Como escolher o melhor sistema para supermercado?
Você quer escolher um bom sistema pro seu supermercado? É óbvio que sim! Então clique aqui e confira 10 dicas de como escolher um sistema para supermercado!
-
Política de Troca e Devolução: por que você deve criar a sua própria
A política de troca é uma regra estabelecida dentro do Código de Defesa do Consumidor. Quais cuidados você precisa tomar em seu supermercado? Confira!
-
Como criar o Mix de Produtos ideal para o seu supermercado
O mix de produtos é um catálogo de itens que o supermercado oferece aos seus consumidores. Descubra como criá-lo da forma certa em seu supermercado!