Como vender mais no dia dos pais em seu supermercado?
O que vou dar de presente pro meu pai neste ano?
Tenho certeza que essa é a pergunta que já está circulando na cabeça de muitos filhos. Eu preciso lhe contar um segredo: você, varejista, pode ser o grande responsável por essa decisão.
Lembro que quando fui comprar o presente do dia dos pais pela primeira vez sozinha, estava com muita dúvida acerca do que dar a ele. Após ir em algumas lojas um vendedor me atendeu, perguntou o que eu estava procurando e depois de um boa conversa me convenceu a levar uma carteira. Como ele conseguiu isso? Bom, ele estava bem preparado.
Diante de uma concorrência acirrada, o varejista precisa trabalhar todos os dias para atrair novos clientes, fidelizar os que já tem e manter o sucesso da empresa. Não é uma tarefa fácil, você sabe muito bem disso, mas às vezes estar atento aos detalhes e preparar tecnicamente sua equipe é o que falta para que seu supermercado alavanque as vendas.
Por isso, nesse conteúdo vou lhe dar o passo a passo de como vender mais no dia dos pais em seu supermercado, não deixe essa chance passar! Boa leitura!
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Como fazer o seu supermercado vender mais no dia dos pais?
Nada na vida se dá com um passe de mágica, quem dera ter o pó de pirlimpimpim do Sítio do Picapau Amarelo, não é mesmo? Entretanto, como não temos, vamos fazer uso de uma valiosa ferramenta que possuímos: a informação.
Em Julho de 2019, o Google divulgou uma pesquisa informando que o dia dos pais está em alta, prova disso é que em 2018 as vendas, na semana desse período, foram as melhores dos últimos 6 anos e houve um crescimento de 3,6% do comércio em relação a 2017.
De 2015 a 2018 o número de buscas pelo termo “dia dos pais” no Google cresceu em média 19%. Mas você deve estar se perguntando, se meu varejo é físico porque tenho que me preocupar com a internet? Vou lhe responder no próximo tópico:
Tenha presença digital para vender mais no dia dos pais
De acordo com dados levantados pela Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, 47% dos consumidores pesquisam na internet antes de ir a uma loja física. As informações mais buscadas são: preços, características dos produtos, opinião de outros clientes sobre a experiência de compras.
Você faz ideia de quantos consumidores está perdendo pelo simples fato de não estar presente onde eles estão, nos meios digitais? Investir no mundo online vai além de ter uma simples conta no Facebook, é preciso uma administração profissional, um conhecimento do público e um bom planejamento, caso contrário suas ações podem vir a ser um fiasco.
A concorrência no varejo é muito grande, por isso as empresas têm buscado cada vez mais, formas diferentes de atrair os clientes. A internet é um meio bastante utilizado e que tem dado grandes resultados a quem se dedica a ela. Por isso, confira esse Guia de Marketing Digital para Varejo que separei pra você e comece hoje mesmo a ter presença digital.
Se planeje
Estamos a poucos dias do dia dos pais, mas ainda dá tempo de se organizar para que as ações não sejam aleatórias e sem sentido. Vou lhe dar umas orientações práticas do que você pode fazer de planejamento nesse pouco tempo que resta, fique atento:
Avalie o que foi feito no ano anterior
Como foram as vendas no mesmo período no ano passado? Quais produtos tiveram uma maior e menor saída? Qual forma de pagamento mais utilizada pelos clientes?
Começo esse tópico com algumas perguntas essenciais no processo de planejamento, pois ao entender o que foi feito ano passado você consegue ter uma dimensão de que passos dar ou não esse ano. Por isso, preste atenção também:
- Quais ações promocionais foram feitas e se elas foram bem recebidas pelos consumidores;
- como foi feita a divulgação das ações e quais ferramentas utilizadas;
- em que período as vendas começaram a aquecer;
- quais erros foram recorrentes, por exemplo: estoque insuficiente, precificação inadequada, mercadoria encalhada, falta de preparo dos funcionários;
- o que funcionou muito bem, quais os acertos;
- o que ficou de lição para repetir ou não fazer de jeito nenhum esse ano.
Com essas e outras questões respondidas você pode partir para um outro ponto muito importante, saiba mais no item seguinte.
Analise o mercado e seus concorrentes
Tudo está mudando muito rápido, tendências, produtos são lançados o tempo todo, não estar atento ao que acontece à sua volta é um grande risco para o varejista, pois ele pode perder inúmeras oportunidades de vendas e de oferecer ao seu cliente uma experiência de qualidade.
Como o tempo está curto e o dia dos pais já está chegando, você pode escolher pelo menos 2 empresas varejistas e fazer uma visita, não precisa ser seu concorrente direto, aí fica a seu critério. Mas o que exatamente analisar?
- Presença online;
- ações promocionais;
- decoração do ambiente
- qualidade do atendimento;
- preços praticados;
- formas de divulgação;
- opiniões e sugestões dos clientes.
Faça uma lista do que você perceba ser relevante avaliar! No mais, para fazer uma análise de sucesso recomendo que você leia o texto: Como analisar os concorrentes do seu supermercado.
Conheça o comportamento do consumidor
Não estar atento ao seu cliente é um dos maiores erros que os varejistas cometem. Seja um elogio, reclamação ou sugestão, nenhuma opinião deve ser descartada.
Existem diversas formas de conhecer o cliente, no conteúdo, como conhecer o comportamento do consumidor em seu supermercado, você ficará ciente de quais são elas.
Mas especificamente pra esse texto, vamos explorar os dados da pesquisa do Google.
O ticket médio por pessoa para essa data é de R$ 298,00. Quase metade, 41% das pessoas, compram os presentes na véspera ou no dia dos pais mesmo, as vendas começam aquecer uma semana antes.
Ao longo do conteúdo você receberá outras informações relevantes para essa fase de planejamento, por isso continue conosco.
Inove para vender mais no dia dos pais
Segundo a dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano, inovação e criatividade são características que diferenciam um profissional que se destaca. A empresária varejista diz que um diferencial da sua empresa é a não acomodação, mesmo quando estão indo muito bem ficam inconformados e buscam não cair na tentação da inércia.
Às vezes, pra inovar não é preciso um investimento muito alto, uma mudança no PDV, um post diferente nas redes sociais, uma abordagem nova no atendimento, podem fazer toda a diferença em sua empresa. Continue lendo e confira algumas ideias criativas que vão lhe ajudar nesse processo de inovação.
Forme parcerias
Criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas, já citei em outro texto essa frase do Murilo Gun e vale ressaltá-la aqui. Criatividade nem sempre é sinônimo de ideias mirabolantes. Por exemplo, formar parcerias é uma ideia simples e econômica.
Se você não pode gastar muito em seu supermercado para oferecer algo mais especial para os pais que são seus clientes, porque não ir atrás de possíveis parceiros?
Vamos supor que em seu bairro tenha uma barbearia, você pode conversar com o dono e combinar alguma ação, seja através de um sorteio, onde os clientes recebem um cupom e concorrem a 2 cortes de cabelo até o fim do ano.
Até mesmo com a decoração do ambiente você pode não ter custos, não desperdice essa chance, e faça um mapeamento dos possíveis parceiros e de como eles podem contribuir para dar aos seus clientes uma experiência inesquecível em sua loja.
Decore seu supermercado
Fazer uma decoração temática é uma excelente opção para informar aos clientes acerca do que o supermercado está fazendo para comemorar essa data e para atrair novos clientes.
A visão é um dos sentidos mais usados pelo consumidor na hora das compras, criar um ambiente agradável que estimule esse sentido é essencial para incentivar o consumo.
Além dos cartazes e banners espalhados ao longo da sua loja, vale investir em um espaço temático que favoreça o engajamento dos clientes. Por exemplo, você pode alugar uma cabine de fotos onde os filhos e pais que fizerem um determinado valor de compras possa utilizá-la, essas fotos podem ser usadas para decorar o ambiente e para alguma ação promocional, solte a criatividade.
Dica: Visual merchandising no PDV: o que é e como aplicar.
Invista em capital humano
A tecnologia não veio para substituir o ser humano, mas para potencializá-lo, não lembro onde ouvi essa frase, mas a trouxe para esse tópico com a finalidade de lhe lembrar que por mais avançados que sejam seus recursos tecnológicos o cliente gosta de se sentir acolhido e importante.
Se dedicar aos seus funcionários é também uma forma de se importar com os clientes, pois profissionais bem capacitados favorecem o aumento das vendas e a satisfação do consumidor em seu supermercado.
Dica: 4 motivos para investir em atendimento ao cliente.
O que vender para o dia dos pais?
Assim como relatei no início do texto, muitos filhos possuem dificuldade em escolher o presente pro seu pai, eles visitam várias lojas pesquisando o que comprar e estão abertos a sugestões.
Por isso, ter uma equipe bem preparada é tão importante para vender mais no dia dos pais em seu supermercado. Fui em várias lojas que vendiam carteiras, mas comprei exatamente na que o vendedor me atendeu melhor e ajudou a resolver meu problema. Treine seus funcionários para oferecer ao cliente a melhor experiência dentro do seu varejo.
Mas voltando a pergunta do tópico, o que vender para o dia dos pais, veja o que os filhos pretendem dar e o que os pais gostariam de ganhar, segundo o Google:
Filhos:
Pais:
Além das informações apresentadas nesse texto, você pode fazer uma pesquisa com os pais que são clientes do seu supermercado e perguntar o que eles gostariam ganhar de presente no seu dia. É uma ótima forma de se conectar ainda mais com eles e de ter dados importantes para as vendas.
Aproveite essa data para fidelizar clientes
O dia dos pais é tida como uma data sazonal para o varejo, ou seja, é um período onde há um aumento nas vendas. Além de trazer novos clientes para seu supermercado, você pode aproveitar essa data para fidelizá-los.
Um estudo realizado pela Accenture revela que as empresas estão desperdiçando bilhões investindo em programas de fidelização que não funcionam.
A pesquisa ainda mostra que os consumidores expressam sua fidelidade recomendando a empresa que eles gostam para amigos e familiares, o famoso “marketing boca a boca”, que acontece quando um supermercado oferece uma experiência positiva aos seus clientes.
Preparado para vender mais no dia dos pais em seu supermercado? Não deixe de receber outras dicas para alavancar as vendas no seu varejo, assine agora mesmo nossa Newsletter. Até a próxima!
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