Projeções para o varejo: o que 2017 reserva para o seu negócio?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 17/01/2017
Projeções para o varejo: o que 2017 reserva para o seu negócio?
Projeções para o varejo: o que 2017 reserva para o seu negócio?

O ano de 2016 acabou e isso foi um alívio para grande parte dos varejistas. O segmento encerrou o ano com uma queda de 6,6% em comparação com 2015, representando o pior resultado nos últimos 16 anos de acordo com  Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. A pergunta que fica para os empresários do ramo é: como serão os próximos meses? Se você também quer saber, continue lendo e fique por dentro das projeções para o varejo.

Segundo especialista da Serasa, o cenário de 2016 foi reflexo das “dificuldades enfrentadas pelos consumidores durante o ano passado”. O endividamento foi apontado por 40% dessas pessoas como o motivo para o consumidor não estar indo às compras.

Já o desemprego, segundo motivo apontado pela sondagem nacional de hábitos de consumo da Boa Vista SCPC, teve um aumento de 8% em relação ao ano de 2015 .

Além dos aspectos relacionados ao consumidor, os resultados para o varejo em  2017 irão depender da estabilidade política, que vem provocando um clima de desconfiança e tensão entre os consumidores e trazendo como consequência uma paralisia para a economia.  

Apesar das incertezas, as projeções realizadas pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) apontou um crescimento de 1,5% para o mês de janeiro e 0,02% em fevereiro. As projeções para o varejo, que tem como base a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, apontam as primeiras altas para o varejo nos últimos 20 meses.

O ano de 2017 traz expectativas positivas para as vendas, isso porque alguns dos fatores responsáveis pelos resultados negativos do último ano vem reduzindo. Apesar da leve melhora, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê a retomada do crescimento econômico apenas para 2018.

Dentro das projeções para o varejo, os segmentos de supermercados, hipermercados e alimentação fora de casa apontam um crescimento de 2,11% em janeiro e uma redução de 0,9% em fevereiro. Vale lembrar a pressão sofrida por esses segmentos em relação à inflação, que acumulou um aumento de 13,4% em 2016.

Reinvente-se para superar a crise.

Assim como todos os outros setores da economia, o varejo precisa se reinventar e apostar em inovação para enfrentar os tempos de crise. Agora que você já sabe que 2017 vai ser um ano de desafios para sua empresa, confira algumas dicas que podem te ajudar neste ano:

  • Invista no varejo híbrido: diversifique o seu ponto de vendas criando espaços onde os consumidores podem encontrar produtos de diferentes segmentos como: restaurantes dentro dos supermercados, uma área de serviços para os clientes e outros.
  • Invista do varejo online: a decisão de compra do cliente moderno transita entre os ambientes físicos e virtuais, seja para pesquisas ou para a compra efetiva. O varejo deve investir no universo online, em especial os supermercados.
  • Invista em melhoria da gestão: para que sua empresa atinja resultados consistentes é necessário otimizar o gerenciamento do seu negócio. Procure automatizar sua empresa por meio de um sistema de gestão que possibilite o controle de áreas estratégicas do seu negócio, como: gerenciamento de estoques, acompanhamento de vendas, controles financeiros e outros. Além de permitir o acompanhamento e a organização de todas as áreas da sua empresa, os sistemas de gestão possibilitam a melhoria dos processos e redução de custos, aumentando sua lucratividade.

Agora que você sabe o que a economia prevê para o seu negócio, basta preparar sua empresa e ter sucesso em 2017! Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados