9 dicas para aumentar a produtividade na sua padaria

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 6 de julho de 2018
dicas para aumentar produção na padaria

Administrar um estabelecimento lucrativo e bem-sucedido é o sonho de qualquer gestor, independentemente de qual área esteja inserido o seu negócio. E para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental que ele coloque em prática a seguinte ação: aumentar a produtividade de sua equipe.

Um desempenho mais eficiente é responsável pelo aumento das vendas, dos resultados e, consequentemente, dos lucros. Por isso, se uma empresa quer prosperar e crescer no mercado, o aumento da produtividade é essencial.

No segmento de panificação, o uso da tecnologia já é uma realidade por meio de soluções práticas e acessíveis que permitem conferir mais agilidade no atendimento, otimização dos processos e simplificação no planejamento da produção.

Confira como aumentar a produtividade na sua padaria com 9 dicas práticas e funcionais:

1. Realize reuniões regulares

Reuniões são importantes ferramentas que os gestores têm à disposição para facilitar a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro das organizações. Nesses encontros, eles têm a oportunidade de analisar os assuntos de interesse comum e, ainda, conhecer o ponto de vista de cada um.

Além disso, reunir gestores e funcionários é fundamental para uma definição conjunta dos objetivos, metas e ações necessárias para manter a harmonia entre equipe e empresa, visando sempre o bem-estar de todos. Um time motivado apresenta muito mais potencial produtivo do que um grupo insatisfeito.

Por isso as reuniões devem integrar a dinâmica do negócio de forma regular — sem exagerar na quantidade de encontros ou no período de duração das conferências. Utilize o tempo de maneira estratégica, funcional e objetiva.

2. Mantenha a comunicação aberta

Condição fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, uma comunicação eficiente é tão importante quanto propor boas ideias. Por isso mantenha sempre um canal aberto com seus funcionários.

Os gestores devem ser claros sobre o papel que cada um exerce na empresa. Além disso, sua equipe precisa entender a importância de se envolver com os projetos e apresentar bom desempenho na produtividade de seu estabelecimento.

Mantenha seu time sempre bem informado sobre a visão estratégica das iniciativas, tarefas e atividades. Assim, ao se verem envolvidos com os projetos, os integrantes ficam mais motivados a buscarem os resultados.

3. Recompense a equipe

Para aumentar a produtividade de sua padaria, uma estratégia é recompensar a sua equipe cada vez que os resultados esperados forem alcançados. Ao definir metas de desempenho — os objetivos a serem alcançados e os prêmios oferecidos —, o gestor estimula a dedicação de seus funcionários.

Os empresários podem criar programas de remuneração por desempenho individual e compartilhado. Assim, os funcionários serão incentivados tanto a colaborarem com a equipe como a buscarem resultados individuais. Além de ser uma forma justa de remuneração, também é uma maneira de manter os colaboradores comprometidos e empenhados.

4. Forneça equipamentos adequados

Não adianta nada esperar resultados excepcionais de seus funcionários se você não oferecer estrutura e equipamentos adequados para que eles desenvolvam um bom trabalho. Hoje em dia, existem muitos recursos tecnológicos à disposição dos empresários que pretendem atingir um potencial produtivo elevado.

O setor de panificação enfrenta a concorrência dos supermercados — que muitas vezes vendem os mesmos produtos com preços mais baratos. Esse cenário apresenta um desafio para o segmento, que precisa buscar soluções para aumentar sua produtividade e manter-se competitivo no mercado.

Por isso é essencial que as padarias busquem novos sistemas, metodologias e equipamentos para aperfeiçoar sua performance, aumentar sua eficiência, diminuir os custos e otimizar o fluxo. Além disso, é preciso que os empresários definam bem os processos em todos os setores, garantindo um desempenho muito melhor.

5. Invista em tecnologia

Dentro do processo de produção, existem várias possibilidades que podem dificultar a produtividade. Desde máquinas e equipamentos ultrapassados até processos repetitivos e pouco funcionais. Assim, investir em tecnologia é um fator decisivo para que o estabelecimento alcance um maior desempenho.

Muitas vezes, o método utilizado precisa ser modernizado, assim como os gestores devem se atualizar e acompanhar as inovações nos processos.

Por exemplo, no setor de padarias, um método que tem sido cada vez mais utilizado é o congelamento, que permite ampliar a cadeira produtiva e diminuir o tempo de produção. Além de diminuir o desperdício, a técnica também mantém uma conservação maior dos produtos.

Investir em tecnologia e buscar soluções inovadoras é uma excelente maneira de aumentar a produtividade de seu estabelecimento.

6. Agilize o fluxo de trabalho

Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam hoje em dia são as diversas barreiras que fazem parte da dinâmica de trabalho da maioria das organizações, como etapas desnecessárias e tarefas complexas. Essas barreiras dificultam os processos, atrasam a produção, desgastam os funcionários e ainda desmotivam as equipes.

Por isso é papel do gestor identificar esses obstáculos que estão impedindo a otimização e o pleno desenvolvimento dos mecanismos de funcionamento da empresa e eliminá-los — ou, ao menos, diminui-los. Agilizar o fluxo de trabalho é essencial para um desempenho mais eficiente e para uma produtividade melhor.

7. Invista em treinamento

Por mais automatizado que seu estabelecimento seja, ele ainda depende de mão de obra humana para funcionar, certo? Por isso é importante manter uma equipe preparada e habilitada para oferecer um atendimento adequado em sua padaria. Isso vale tanto para a produção de alimentos, quanto para o manuseio de equipamentos e atendimento aos clientes.

Para tal, os gestores devem investir em treinamento contínuo ou contratar consultorias especializadas. O importante é preparar sua equipe e ensinar boas práticas de fabricação, legislação do setor, normas de segurança e higiene, manejo correto dos equipamentos, recepção e atendimento dos consumidores.

8. Utilize softwares de gestão

Para aumentar a produtividade em sua padaria, é essencial contar com o apoio de softwares de gestão. Esses sistemas oferecem soluções práticas e eficientes, que permitem agilizar o atendimento aos clientes, analisar os resultado financeiros, além de simplificar os processos de produção.

Os softwares de gestão ainda possibilitam a integração e controle de sistemas bem como auxiliam os gestores em atividades mais complexas, como elaboração de tabela nutricional, precificação com base nos custos de produção e padronização dos modos de preparo.

Ainda é possível elaborar promoções diferenciadas de produtos e estruturar as entregas em domicílio. Essa tecnologia permite melhorar ainda mais os resultados de seu estabelecimento.

9. Conquiste os clientes

Um estabelecimento bem-sucedido é formado por uma gestão eficiente, produtos de qualidade, atendimento diferenciado e, claro, uma boa quantidade de clientes. Porém, para que os consumidores deem preferência para o seu estabelecimento, é preciso sempre encontrar maneiras de surpreendê-los e agradá-los.

O gestor deve investir em um atendimento ágil, porém, atencioso. Os produtos devem ser frescos e de qualidade. O ambiente deve ser agradável, organizado e confortável. Enfim, é preciso investir em estratégias para manter o cliente sempre fiel à sua marca. Afinal, ele é o artigo de maior valor de seu negócio.

Quer conhecer outras maneiras de aumentar a produtividade em seu estabelecimento? Entre em contato com o Grupo Casa Magalhães e fique por dentro das soluções mais práticas e inovadoras para a sua empresa.
 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários