Mudanças na obrigatoriedade do CEST: Saiba como proceder!

O CONFAZ realizou uma nova alteração nas datas de obrigatoriedade do CEST, o Código Especificador da Substituição Tributária. Continue lendo e saiba como proceder para manter a sua empresa em dia com as tributações!
Antes de mais nada, o que é o CEST?
O CEST, ou Código Especificador da Substituição Tributária, tem como objetivo a unificação e identificação das mercadorias e bens passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes.
De forma resumida, o CEST é código identificador dos produtos sujeitos a substituição tributária.
Qual foi a mudança?
O Convênio ICMS nº 60 de 23 de maio de 2017, estabeleceu novas datas para adequação das empresas ao CEST.
A obrigatoriedade passa a valer, em primeiro momento, para a indústria e o importador e depois para os atacadistas; para os demais segmentos econômicos a obrigação entrará em vigor apenas em 2018.
Confira as novas datas:
- 1º de julho de 2017, para a indústria e o importador;
- 1º de outubro de 2017, para o atacadista;
- 1ª de abril de 2018, para os demais segmentos econômicos.
Como eu devo proceder para me adequar a mudança?
Caso você utilize os sistemas do Grupo Casa Magalhães, não se preocupe!
Para adequar sua empresa a obrigatoriedade basta verificar se o seu sistema está atualizado e realizar às alterações no cadastro de produtos com base na sugestão feita pelo sistema, alocando em cada produto o CEST correspondente.
Caso seu sistema de gestão não disponibilize uma forma simples de alterar o CEST das mercadorias, você precisará acessar a tabela oficial do CEST clicando aqui e realizar as mudanças manualmente
Lembre-se: esta tabela poderá sofrer modificações por parte da CONFAZ, então fique atento! Aproveite para assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo e fique por dentro das novidades!
Outros Artigos Relacionados
-
MEI: O que é e como ser um microempreendedor individual
Está pensando em empreender? Nós preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre o microempreendedor Individual, confira!
-
MFE: tudo o que precisa saber sobre o Módulo Fiscal Eletrônico
A impressora fiscal será extinta, e agora? Conheça o Módulo Fiscal eletrônico (MFe) e esclareça as principais dúvidas sobre a obrigatoriedade no Ceará!
-
O que é e-Financeira e para que serve?
A e-Financeira é a nova modalidade de fiscalização da Receita Federal para pessoas físicas e jurídicas, mas como ela funciona? Saiba agora mesmo.