Como abrir um bar: guia completo para o iniciar o seu negócio

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 10/01/2017
guia completo para abrir um bar

Seja para se divertir, curtir um happy hour com os colegas de trabalho ou rever os amigos, os bares são opções muito frequentadas pelos brasileiros. Com isso, o bar tem se mostrado uma ótima oportunidade de negócio e o número de estabelecimentos cresceu pelo país, assim como a concorrência.

Na hora de abrir um bar ou um negócio desse tipo é fundamental se preparar o máximo possível, já que isso vai maximizar as chances de ter êxito nessa empreitada. Para tanto, nenhum detalhe pode ficar de fora.

Quer saber como abrir um bar do jeito certo? Então, confira, a seguir, um guia completo com tudo o que você deve saber sobre o assunto!

Boa leitura!

1. Analise o mercado

Para ter sucesso no mercado de bares, uma das primeiras análises a fazer deve ser a de mercado. Entender o nicho no qual você pretende se inserir aumenta as chances de que o seu empreendimento se destaque dos demais. Nesse sentido, é preciso fazer três avaliações principais:

1.1. Projeções de mercado

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor emprega mais de 6 milhões de pessoas divididas em cerca de 1 milhão de bares e restaurantes espalhados pelas cidades do país.

Apesar da crise econômica brasileira em 2015 e 2016, o setor prevê resultados melhores a partir de 2017. Com o restabelecimento da economia, a tendência é que os consumidores voltem a procurar mais a alimentação fora de casa, especialmente para o lazer.

Embora essa seja uma projeção genérica e nacional para a área, vale a pena conhecer as projeções de mercado para o local onde você pretende atuar. Isso vai garantir a identificação das melhores oportunidades para a abertura de um bar.

1.2. Concorrentes atuais

Além do mercado em si, é preciso conhecer o panorama da concorrência para ter êxito com um novo bar. O mesmo estabelecimento pode ter um sucesso estrondoso ou ser um grande fracasso dependendo da concorrência que existe ao seu redor.

Se a intenção é atuar em um local muito concorrido, o bar precisa ter um ponto de diferenciação ou a competição se torna praticamente impossível. Oferecer algo completamente novo ou em um local pouco concorrido, por outro lado, tende a funcionar muito bem para gerar resultados diferenciados.

1.3. Fornecedores disponíveis

Outra questão a considerar é o panorama de fornecedores disponíveis. Um bar que tenha a proposta de oferecer uma comida internacional típica, por exemplo, tem que se preocupar com a obtenção dos ingredientes.

Além de pensar em fornecedores de bebidas e comidas, deve-se pensar até mesmo na oferta de serviços para que o negócio seja bem-sucedido. Esse tipo de cuidado ajuda na identificação de possíveis problemas logísticos ou de oportunidades para que o empreendimento funcione de maneira adequada.

2. Escolha o estilo e encontre a localização perfeita

Depois de analisar o mercado, é hora de pensar na forma do negócio, o que significa pensar no estilo que o bar vai ter e também na localização na qual ele vai se instalar. Afinal, abrir um bar em qualquer esquina não quer dizer que seu empreendimento vai dar certo.

Diante dessas decisões, considere os seguintes fatores:

2.1. Avalie o público que deseja atingir

A definição do público de interesse é um dos pontos mais importantes para que o bar decole. A partir dessa definição, você poderá decidir o estilo e a localização de acordo com a experiência desejada pela sua audiência.

Para tanto, vale a pena fazer uma análise de mercado, realizando uma pesquisa junto ao público-alvo. Isso vai ajudar a traçar um perfil de consumo e, posteriormente, a definir o estilo a ser adotado.

2.2. Pense no movimento da localização

Depois de pensar no público e no estilo que seu negócio vai ter, é necessário buscar a localização perfeita. Nesse sentido, um dos pontos mais importantes consiste em avaliar o movimento de cada localização.

É importante não apenas que o local seja bem movimentado e acessível, mas que também esteja na área de circulação do público de interesse. Se você deseja abrir um bar diferenciado e com valores mais elevados, é preciso que a localização seja conveniente para pessoas com esse tipo de poder aquisitivo.

2.3. Considere os custos envolvidos

Ao mesmo tempo, você também deve considerar quais são os custos envolvidos. Uma localização muito conveniente, mas excessivamente cara, fará com que o seu negócio perca em competitividade nos preços — ou que seja menos lucrativo.

Como uma localização barata e pouco atrativa também não é indicada, o ideal é buscar o equilíbrio quanto ao preço do aluguel. Dependendo da proposta do seu empreendimento e do estado do local pode ser necessário fazer uma reforma ou uma manutenção muito intensa e/ou onerosa, o que também deve ser levado em conta.

2.4. Enfeite o ambiente com coerência

Depois de definir a localização e estabelecer o estilo, deve-se partir para a decoração. É fundamental criar uma identidade única para o local, assim como é preciso garantir o conforto do ambiente. Se o bar vai servir comidas, ter algumas mesas disponíveis e um grande balcão é um fator que ajuda a satisfazer os clientes.

Caso seja um bar com música ao vivo ou com DJ, uma pista de dança deve ser planejada. O ideal é que todos os elementos conversem entre si e criem um ambiente que seja condizente com a experiência proposta.

3. Fique por dentro da legislação

O processo de abrir um bar também passa por uma etapa burocrática que não pode ser ignorada. É necessário compreender a legislação para que o local atue de maneira regularizada, evitando multas e questões que comprometam até mesmo a confiança no estabelecimento.

Embora pareça complicado, você deve se atentar a três questões principais:

3.1. Conheça os documentos para abertura

O processo de abertura de qualquer estabelecimento exige alguns documentos básicos, como:

  • Contrato social;
  • Número de Identificação do Registro de Empresas, obtido na Junta Comercial;
  • Inscrição do CNPJ, obtida na Receita Federal;
  • Registro no Sindicato Patronal do estado de atuação; e
  • Registro na Secretaria de Fazenda.

Esses documentos garantem o processo de abertura do empreendimento, sendo necessário, ainda, obter Alvará de Funcionamento da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para descomplicar o processo, vale a pena ter ao lado um contador para ajudar nesse processo.

3.2. Defina o regime de tributação

Depois que a empresa estiver legalmente aberta é importante escolher o regime de tributação, o qual vai definir a quantidade de impostos a ser paga. Atualmente, são três as opções principais:

  • Simples Nacional: há o pagamento de oito tributos em uma só guia, gerando economia e simplificação. É limitado para empresas com faturamento até R$ 3,6 milhões por ano;
  • Lucro Presumido: a base de cálculo é dada por uma porcentagem do faturamento anual, sobre a qual incidem os impostos. Esse regime é permitido para empresas que faturem até R$ 78 milhões por ano.
  • Lucro Real: exige o registro rigoroso de todo o faturamento, sobre o qual incide o valor dos impostos. É obrigatório para empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões, mas pode ser adotada por negócios de qualquer tamanho.

No geral, o Simples Nacional é a melhor e mais barata opção, mas é importante pedir a avaliação de um contador para identificar qual é a possibilidade recomendada.

3.3. Entenda as leis específicas para bares

Além de ser necessário atender a legislações estaduais e municipais e também às exigências do Corpo de Bombeiros e da Anvisa, esse tipo de estabelecimento deve se atentar à legislação específica para sua atuação.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é proibido vender ou fornecer bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. A legislação também prevê que não sejam servidas bebidas quem já estiver embriagado ou não estiver em posse de suas faculdades mentais.

Quanto à execução de músicas, ainda que seja som ambiente, é necessário fazer um cadastro no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) para o pagamento mensal referente aos direitos autorais. Deve-se, também, respeitar os limites sonoros entre 6h e 22h. No período fora desse horário não é permitido ultrapassar determinado nível de ruídos.

4. Saiba o que você venderá no seu negócio

Depois de cuidar da parte teórica quanto à definição do negócio e da parte burocrática, é hora de começar a definir questões operacionais — como, por exemplo, o que deverá ser servido aos clientes. Para não errar, as dicas incluem:

4.1. Escolha de acordo com o tema do bar

Quem decide abrir um bar no estilo pub inglês precisa se preocupar em oferecer cervejas importadas e também a clássica cerveja preta, que é muito consumida na Inglaterra. Quem quiser um bar mexicano não pode deixar de lado os drinques com tequila, enquanto um bar brasileiro pede boas cachaças.

Dependendo do ambiente, também é necessário definir as comidas que combinam. Se um prato de massa não é assim tão indicado para lugares como esses supracitados, opções de petiscos e tábuas de frios funcionam muito bem.

4.2. Tome cuidado com a extensão do menu

É muito importante não exagerar na quantidade de opções. Um menu muito extenso, além de ser pouco atrativo, ainda pode dificultar o trabalho do bar em servir drinques e da cozinha em preparar as porções. Em vez disso, é melhor criar um cardápio mais enxuto para garantir a qualidade de todos os itens que serão servidos.

4.3. Crie uma especialidade da casa

Para fazer com que o seu negócio se destaque, não abra mão de criar ao menos uma especialidade da casa. Pode ser a oferta de um chope ou de uma cerveja exclusiva, um drinque inventado pelo seu bar ou uma porção de comida que não dá para encontrar igual em toda a cidade. Ao fazer isso, cria-se um diferencial competitivo que serve para destacar o negócio e também para atrair e fidelizar os clientes.

5. Aprenda como cobrar pelo que você venderá

Na sequência, o próximo passo é estabelecer os preços. O cuidado com a precificação precisa ser redobrado, já que isso pode definir o movimento e o sucesso do seu negócio.

Para não errar nessa definição, pense nas seguintes questões:

5.1. Conheça as despesas fixas e variáveis

Um dos erros da precificação de qualquer negócio é estabelecer preços que sequer cobrem as despesas do empreendimento. Ao fazer isso, impede-se que o negócio seja lucrativo, o que compromete a sua continuidade. Por isso, é importante calcular quanto o negócio gasta por mês para se manter.

Devem ser considerados gastos com energia elétrica, fornecedores e pessoal, além de todos os outros custos extras. Se um bar tem gasto mensal de R$ 15 mil e previsão de demanda de 2.500 clientes, por exemplo, o valor médio mínimo a ser cobrado pelos itens é de R$ 6. Com uma margem de lucro de 40%, o valor médio passa a ser de R$ 8,40.

Porém, uma cerveja que custe R$ 10 junto ao fornecedor não pode ser cobrada por esse preço, já que isso significa prejuízo. Assim, é importante pensar no menu do negócio e em tudo o que é oferecido para estabelecer um valor para cada item.

5.2. Avalie a concorrência e o valor agregado

Outro ponto necessário consiste em avaliar a concorrência, de modo a garantir que os preços sejam competitivos. Porém, é importante fazer uma avaliação que seja justa: se um concorrente cobra mais caro, mas tem uma estrutura superior à do seu bar, aumentar o seu preço provavelmente não vai ser benéfico.

Com isso, é necessário ter cuidado e não olhar somente para o concorrente, mas também pensar no valor agregado do seu negócio. Quanto maior ele for, maior pode ser o preço cobrado, mesmo que ele não seja tão competitivo.

5.3. Tenha cuidado ao mexer nos preços

Seja para aumentar ou para abaixar o valor, mexer no preço do que você oferece em seu bar é uma tarefa que exige muito planejamento. Ao abaixar demais os valores você pode gerar a percepção errada no seu público — além de diminuir drasticamente o faturamento.

Por outro lado, aumentar o preço de maneira mal planejada pode resultar em um contingente de pessoas que vão para outros bares. Por isso, é importante tomar cuidado com a definição do preço e com as mudanças que os valores vão surtir.

6. Selecione e treine a equipe perfeita

A equipe do seu estabelecimento funciona como o coração do bar. Como é a equipe em geral que vai atender os clientes, o atendimento precisa estar alinhado e ser de altíssima qualidade. A partir disso, é possível conseguir a fidelização e também a indicação para novos clientes.

Há, também, os profissionais que vão ajudar a garantir uma gestão mais eficiente. Para conseguir um bom resultado, é preciso colocar em prática as seguintes ações:

6.1. Faça um bom processo seletivo

Não é efetivo querer uma excelente equipe se o cuidado não começar logo no processo seletivo. É preciso definir o perfil desejado para cada área do negócio, como a parte de atendimento ou de gestão.

A partir disso e da divulgação da vaga é necessário analisar a formação, a experiência e, principalmente, a personalidade do candidato. Ao levar tudo isso em conta, fica mais fácil escolher quem deve fazer parte da equipe.

6.2. Ofereça capacitação contínua

Depois que houver a contratação, o processo de treinamento e capacitação não deve se limitar às primeiras semanas no negócio. Em vez disso, é fundamental oferecer continuamente novos conhecimentos e técnicas de atuação em bares.

Isso vai garantir um atendimento moderno e com mais qualidade, além de aumentar a produtividade e a satisfação dos clientes.

Portanto, não abra mão de oferecer cursos, treinamentos, capacitações e atualizações para que a equipe seja cada vez melhor.

6.3. Atente-se ao feedback de clientes

Por falar nos clientes, é fundamental entender o que eles têm a dizer sobre a equipe. Se um cliente reclamou sobre um atendente do bar, provavelmente foi uma situação isolada. Porém, se outras pessoas reclamaram do mesmo funcionário, trata-se de um ponto que merece atenção redobrada por parte do negócio.

A partir dessa coleta de feedback fica mais fácil identificar o que os clientes esperam e onde a equipe está falhando. Partindo daí, é possível agir para que a satisfação sempre se mantenha elevada.

7. Lembre-se da divulgação

Tão importante quanto saber como abrir um bar é ter a consciência de que a divulgação é fundamental para o sucesso. Só por meio do aumento do alcance do negócio é possível atrair novos clientes. Mesmo não sendo especialista no assunto, o investimento em marketing fica mais fácil com as seguintes dicas:

7.1. Defina objetivos e uma estratégia

Uma campanha de marketing só vai dar certo se ela tiver objetivos bem definidos. Por isso, o primeiro passo consiste em estabelecer o que se deseja alcançar com a divulgação.

Além de atrair mais clientes, é possível utilizar o marketing para gerar autoridade para a marca e para criar um posicionamento específico no mercado — como a primeira opção temática da cidade, por exemplo.

Depois de definir isso é necessário estabelecer as estratégias. Em geral, é possível colocar anúncios em rádios ou em outdoors, assim como usar práticas relacionadas ao marketing digital, por exemplo.

7.2. Use os canais adequados

Já que o assunto é a definição de estratégias, é muito importante definir os canais adequados de divulgação. Utilizando a internet, é possível criar um site bem atrativo para o bar, com fotos e informações do estabelecimento e até mesmo conteúdo interessante para o público.

Ainda na internet, as redes sociais são formas eficientes de manter o contato direto com os clientes, gerando engajamento e interatividade. Nesse caso, é fundamental saber quais são as redes mais frequentadas pelo seu público de interesse, de modo a focar os esforços.

7.3. Mensure os resultados

Quando as estratégias forem colocadas em prática é importante fazer o acompanhamento por meio de métricas. Ao mensurar os resultados, vai ser mais fácil entender o que funciona e o que não tem tanto apelo com o seu público. A partir disso, faça as modificações e otimizações necessárias para fazer com que a comunicação seja cada vez mais efetiva.

8. Escolha o modelo de gestão certo e use a tecnologia a seu favor

Depois de abrir o seu bar é necessário pensar em como ele será administrado. Para tanto, é fundamental estabelecer um modelo de gestão — o que depende se o negócio é ou não familiar, assim como da sua concorrência, da sua missão e de seus valores.

Dá para adotar desde um modelo orientado por indicadores e resultados até por um inovador, como o focado na excelência de qualidade. Essa escolha varia conforme cada negócio, mas, independentemente de qual for, ele pode ser ajudado pela tecnologia.

Para se beneficiar com os recursos tecnológicos, considere os seguintes pontos:

8.1. Encontre as necessidades do negócio

Sendo um bar, o seu negócio possui necessidades voltadas para uma gestão financeira e fiscal mais assertiva, assim como um melhor controle de estoque. Além disso, também necessita de facilidade na automação do atendimento.

De maneira geral, também pode ser necessário ter mobilidade para gerir o negócio de qualquer lugar, assim como segurança de informação. Assim, é fundamental analisar com cuidado para encontrar do que o negócio precisa do ponto de vista tecnológico para favorecer a sua atuação.

8.2. Conheça as funcionalidades do software

Em seguida, você deve olhar para as funcionalidades do software que está sendo considerado. Se ele não conta com um módulo para o estoque ou para o controle financeiro, provavelmente não é útil para o seu empreendimento.

O ideal é que a opção escolhida tenha o máximo de funcionalidades requisitadas pelo seu bar para que ele funcione da maneira mais adequada. Uma empresa que oferece múltiplas soluções combinadas também é uma excelente opção nesse sentido.

8.3. Pense na facilidade de implantação

Por fim, mas não menos importante, é necessário pensar na facilidade de implantação. Para que a sua equipe consiga ter o máximo de sucesso, o ideal é que o manuseio desse sistema seja tão simples quanto possível, permitindo que ele seja aproveitado ao máximo.

Quanto mais fácil for a incorporação da solução no cotidiano do seu bar, mais rapidamente será possível colher os bons resultados do uso da tecnologia!

Para saber como abrir um bar é preciso se preocupar com questões que vão desde a análise de mercado e público até a elaboração de estratégias de marketing e a escolha de modelos de gestão.

Seja como for, a tecnologia pode ser utilizada como um diferencial e também para aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Para tanto, o ideal é escolher um software de qualidade e que tenha as funcionalidades perfeitas para o seu bar!

Este conteúdo ajudou a esclarecer suas dúvidas? Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados