Restaurante no Dia das Mães: 5 dicas para faturar mais!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 02/04/2019
dicas para faturar restaurante no dia das mães

Quando chegam as datas comemorativas, todo o comércio se agita para conseguir faturar um pouco mais. Essa competição faz com que todos os donos e gerentes de negócios coloquem suas cabeças para funcionar a fim de encontrar formas de atrair mais clientes.  Para ajudar a promover seu nome e trazer mais clientes para o restaurante no Dia das Mães, fizemos uma lista com 5 dicas. Confira todas elas e largue na frente na corrida por melhores resultados nessa data tão especial para o comércio.

1. Faça uma boa divulgação do Dia das Mães.

Normalmente datas comemorativas tiram as pessoas de casa, e todo mundo quer ir a um lugar especial para celebrar. Isso faz com que alguns estabelecimentos fiquem cheios ou com filas grandes, ocasionando até mesmo a dispensa de alguns clientes.

Por isso, é normal que as pessoas tenham um mínimo de planejamento antes de dias mais festivos e comecem a pensar onde ir com alguma antecedência.

Aproveite a ocasião para fazer a sua divulgação, no momento e da forma certa. Sites de compras coletivas e aplicativos para smartphone vão ajudar o seu estabelecimento a atingir mais pessoas rapidamente.

Redes sociais também são uma boa ideia, principalmente se você tiver planos especiais para a data. Caso formate algum tipo de funcionamento diferenciado dos demais dias, que pode chegar a utilizar a sua capacidade máxima, ressalte a possibilidade de reserva de mesas.

Saber que talvez não haja mais disponibilidade de reservas no futuro, deixa os clientes mais propensos a tomar uma decisão a curto prazo.

2. Arrume o seu espaço para a data.

Datas especiais merecem, também, atenção especial ao seu ambiente.

Provavelmente a arrumação de mesas acabará sendo diferente no Dia das Mães, quando comparado ao dia a dia. Por isso, programe para deixar tudo mais fácil.

Veja qual a melhor forma do seu layout no salão. Lembre-se que devem vir alguns grupos grandes, que vão precisar de mais cadeiras e mesas. Ninguém pode ficar desconfortável. Deixe em lugares estratégicos as cadeiras especiais para as crianças pequenas.

Quanto ao resto do seu ambiente, confira se ele está devidamente apresentável e o que pode ser feito para embelezá-lo, desde a entrada até o momento da saída. Lembre-se que todo mundo vai tirar muitas fotos, e você precisa garantir que seu restaurante saia bem em todas elas.

Além de a recordação ser importante para trazer os clientes no ano que vem, tem sempre aquela família que não decidiu aonde ir, e que pode gostar de alguma foto compartilhada nas redes sociais, decidindo pelo seu estabelecimento na última hora.

3. Monte um cardápio temático para o Dia das Mães.

A ideia de exclusividade, de uma única chance de experimentar alguma coisa, é realmente um incentivo e tanto para as pessoas. Por isso, você deve pensar em algum tipo de cardápio que desperte a atenção dos clientes.

Nesse quesito, vale tudo: desde promoções com pratos combinando refeições e sobremesas até drinks especiais. O importante é oferecer algo que o cliente não consome todo dia.

Se você tiver um bom conhecimento das preferências dos seus clientes, uma opção a ser considerada é oferecer um menu mais restrito e com refeições já montadas, indo da entrada até a sobremesa. Esse tipo de arranjo te ajudará inclusive na cozinha.

Garanta que terá todos os ingredientes necessários, que as receitas novas sejam devidamente testadas com antecedência e também cuide das crianças, afinal elas precisam de opções proporcionais e provavelmente com um outro foco culinário.

4. Considere um funcionamento especial.

Com um volume de clientes diferente do seu dia a dia e com uma proposta mais animada, talvez seja interessante repensar seu modo de operação.

Pode ser uma boa ideia aumentar o tempo de atendimento e garantir que as portas estejam abertas para um número maior de famílias.

Outro ponto a ser considerado, é a forma de atendimento. Dependendo do caso, pode alterar para um modelo com ou sem comandas individuais. Se tiver uma propensão a receber um público mais rotativo e em grande volume, considerar as cartelas por pessoa pode ajudar a não ter prejuízos.

Por outro lado, se o seu foco for um atendimento mais demorado, com pouca rotatividade de mesas, uma comanda por mesa pode ser mais agradável para os clientes, sem riscos para seu controle financeiro.

Outra ideia que você precisa considerar, é alterar a modalidade do serviço, como deixar tudo à la carte ou ainda promover um brunch.

Unindo café da manhã e almoço, esta última opção normalmente é uma refeição lenta e bem descontraída, que começa às dez horas da manhã e pode se estender até as cinco da tarde. Você pode cobrar pelo pacote com tudo incluído, sendo à parte somente as bebidas.

5. Forneça algum tipo de entretenimento no Dia das Mães.

Como a refeição muitas vezes é somente uma “desculpa” para reunir toda a família, é bom ter algumas outras formas de manter o clima agradável. Além de aumentar o tempo médio das pessoas consumindo, eleva o nível de satisfação dos clientes, sem contar que pode ser um atrativo convincente na hora de escolher aonde ir.

Apresentações de danças e música e música ao vivo ainda são boas opções, mas na hora de escolher, tenha cautela. É importante prestar atenção ao seu público.

Conhecendo bem as preferências do seu consumidor, prepare algo bem direcionado. Na dúvida, procure um estilo de música que não tenha muita rejeição, pode ficar no básico mesmo.

Atente-se também para ao couvert dos artistas. Deixe claro se ele deve ser pago e quanto. Ninguém quer surpresas na hora da conta!

Por último, tenha tudo alinhado com quem vai se apresentar. Programe bem o horário de início e de fim das apresentações, além dos intervalos. Aproveite para lembrar que as pessoas podem e devem fazer pedidos de músicas. Isso deixa o clima ainda mais descontraído.

E então, que tal que tal começara organizar seu restaurante para o Dia das Mães?

Se você gostou deste post e tem um círculo de amigos ou outros pares que também possam achar essas dicas interessantes, compartilhe este conteúdo. Além de divulgar boas práticas, você mostrará também que está bem informado sobre gestão de negócios.


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