Expansão de supermercados [Parte 2]: quais as possibilidades?
Seja bem vindo a segunda parte da nossa série sobre a Expansão de Supermercados! Se você veio parar aqui, provavelmente está cogitando a possibilidade de expandir a sua empresa, mas ainda tem algumas dúvidas e receios sobre o assunto.
Foi pensando em você que preparamos uma série de conteúdos que aborda três pontos chave para garantir que a expansão da sua empresa seja feita de forma segura e sustentável. Para receber os próximos materiais da série em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo!
- PARTE 1: É o momento certo para expandir sua empresa? (Clique aqui para acessar)
- PARTE 2: Quais as possibilidades para expansão?
- PARTE 3: O que é necessário para expandir?
Semana passada falamos sobre o momento ideal para expandir uma empresa e hoje vamos abordaras possibilidades de expansão de supermercados!
Quais as possibilidades para expansão de supermercados?
Como parte do planejamento, é relevante conhecer quais são as possibilidades de aumento do negócio. Dessa maneira, fica possível escolher qual é a opção indicada para cada caso, sem que os benefícios de crescer sejam deixados de lado.
Cada uma tem suas próprias características e é crucial que a mais adequada seja escolhida de acordo com os objetivos do empreendimento. Dentre as questões que devem ser observadas, estão:
1. Pense na possibilidade de expansão do espaço
Quando se fala em expansão de supermercados, a ideia é ter uma loja nova — mas isso não precisa significar, obrigatoriamente, a troca de lugar. Em vez de procurar um novo espaço, pode ser o caso de trabalhar em prol de uma ampliação.
Essa é uma possibilidade que tende a ser mais econômica do que as outras, mas exige a reforma e, possivelmente, a compra de um estabelecimento adjacente.
Com essa ampliação, é possível oferecer um número maior de produtos e atender a mais pessoas simultaneamente, favorecendo a expansão sem fazer grandes investimentos.
Trata-se de uma escolha viável quando não há tantos recursos financeiros e quando há maior procura do público ou aumento das vendas.
2. Avalie a possibilidade de abrir uma nova filial,
Outra solução para a expansão de supermercados consiste em abrir uma filial, que pode ser fora do bairro, da cidade e até do estado.
Nesse caso, o novo supermercado funciona como uma empresa completamente nova e à parte, já que precisará da adequação do visual, de produtos, de preços e contratação de equipe.
Essa é uma ótima opção para atender a diferentes demandas geográficas, como um público que pode ser absorvido pela marca, mas que não está próximo o suficiente. Também é uma forma de aproveitar pontos comerciais mais atrativos do que o atual, gerando expansão de ofertas e de receita.
3. Considere o fraqueamento da marca
Porém, dependendo do caso, não é viável abrir filais em todos os pontos que podem ter um público interessado. Nesse caso, uma excelente opção para a expansão de supermercados é franquear a marca, garantindo a abertura de vários estabelecimentos ao longo de diversas áreas.
Trata-se de uma opção vantajosa por vários motivos. A primeira é que é possível expandir o alcance de marca sem ter que ficar responsável diretamente por todos os estabelecimentos.
Além disso, é uma escolha que gera renda passiva, devido ao pagamento da taxa de franquia e de royalties sobre o faturamento. Porém, é fundamental analisar bem para verificar se, de fato, há interessados nesse elemento.
4. Pense em lojas virtuais como uma possibilidade
Outro jeito de ampliar o seu supermercado é diversificando os canais de venda. No mundo digital, uma das melhores maneiras de fazer isso é garantindo que as pessoas possam realizar pedidos virtualmente. Grandes redes já oferecem sites para que os clientes façam suas compras de supermercado de maneira virtual.
Ao fazer isso, é possível se destacar dos concorrentes que focam somente em oferecer a versão tradicional. Porém, é indispensável tomar cuidado para que a logística fique fortalecida e adequada,
sendo necessário limitar a região de entrega para garantir bons resultados
5. Descubra a melhor opção para sua empresa
Diante de tantas escolhas, como decidir qual é a melhor? Para não errar, é necessário basear-se na
opinião do mercado e na avaliação dos concorrentes, de uma forma geral. Por isso, vale a pena realizar pesquisas de reconhecimento da situação, as quais servem para apontar qual é a atuação adequada para cada negócio e seu conjunto de características.
Faça pesquisas de opinião com consumidores e potenciais compradores e gere análises qualitativas, de modo a entender qual é a necessidade do público. Além disso, pesquise os concorrentes, faça o benchmarking — ou comparação de parâmetros — e entenda quais são as melhores possibilidades que podem ser aproveitadas.
Agora que você já sabe as melhores opções para expandir seu supermercado, não esqueça de acompanhar o nosso blog para mais conteúdos e de se cadastrar para receber os próximos materiais da nossa série!
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