6 formas de evitar o desperdício de alimentos no seu restaurante japonês

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 23/02/2017
como evitar desperdício de alimentos no restaurante

Nos últimos anos, a gastronomia oriental vem conquistando a população, e cada vez mais adeptos frequentam os restaurantes japoneses. No entanto, apesar do mercado promissor, apenas manter ocupadas as mesas de um restaurante não é suficiente para os negócios. Por isso, reduzir o desperdício de alimentos se tornou uma prioridade para aqueles que desejam aumentar a rentabilidade da empresa. E, no caso da comida japonesa, ainda há um cuidado especial com o manuseio, já que se trata de alimentos que precisam ser consumidos frescos.

Além de outras questões específicas, como a higiene e armazenagem. Por essa razão, saber como evitar o desperdício de alimentos é crucial para aumentar os lucros e se manter à frente dos concorrentes.

E aí, quer descobrir algumas dicas valiosas para o seu restaurante japonês? Então mexa os pauzinhos, e descubra como evitar o desperdício de comida!

6 formas de evitar desperdício de alimentos

1. Saiba armazenar os alimentos

Em primeiro lugar, saber como armazenar e conservar os alimentos influencia diretamente na sua qualidade e vida útil.

Afinal, assim como já mencionamos, a comida japonesa requer cuidados especiais. Ela composta, em grande parte, por alimentos delicados, que precisam ser consumidos ainda frescos para não oferecer danos a própria saúde.

Logo, é essencial saber armazenar os produtos. Cada um deles exige cuidados diferentes, dependendo do tipo e da necessidade de conservação. E, ao contrário de um restaurante convencional, o proprietário de um restaurante japonês ainda precisa se atentar à armazenagem.

O próprio arroz para fazer o sushi, por exemplo, não precisa ser guardado na geladeira, já que o vinagre contido nele é suficiente para conservá-lo.

Nesse caso, recomenda-se deixá-lo fora do freezer, tampado com um pano perfex, e consumi-lo em até dois dias. Após esse tempo, é provável que fique muito ácido e tenha seu sabor alterado para a degustação.

Além do arroz, outro alimento muito utilizado é a alga, que também exige bastante atenção na armazenagem. Após aberta a sua embalagem, as algas podem ressecar facilmente, devido à entrada de umidade.

Então, para evitar isso, cubra toda a embalagem com plástico filme, impedindo a entrada de ar e luminosidade. Outra opção é guardá-las em utensílios próprios, como latas porta-algas ou nori-box.

2. Trabalhe com fornecedores de confiança

Ainda que seu restaurante mantenha o desejável padrão de qualidade, a escolha dos fornecedores será sempre decisiva.

Quem já possui um restaurante japonês há algum tempo reconhece a importância de escolher fornecedores de confiança, que possam oferecer matéria prima de qualidade. Mas isso não inclui apenas uma relação amigável — requer também informações sobre o preparo dos produtos.

Saber se os peixes são criados em cativeiro, por exemplo, é essencial para descobrir se todas as exigências da Vigilância Sanitária, nacional e internacional, estão sendo cumpridas com todo o rigor necessário.

Outras observações também são indispensáveis, vale lembrar: analisar a maneira como os peixes e outros alimentos são entregues, se estão sendo recebidos embalados no isopor e congelados, sendo próprios para o consumo.

Com esses cuidados, seu restaurante mantém o nível de qualidade e não corre o risco de desapontar a expectativa dos seus clientes.

3. Ofereça produtos de qualidade

Servir alimentos frescos e de qualidade é prioridade máxima dentro de um restaurante japonês. Afinal, por serem servidas crus, essas comidas oferecem alguns riscos à saúde, como as infecções causadas pela tênia do peixe, conhecidas pelo nome de difilobotríase.

Basicamente, esse parasita se aloja no intestino da pessoa, proporcionando infecções, perda de apetite e peso, náuseas e desconforto abdominal. E todos estes sintomas podem ser causados pela ingestão de um simples salmão, ou outro tipo de peixe.

Portanto, para evitá-los, é de extrema importância seguir todas as normas da Vigilância Sanitária, a fim de não causar problemas aos clientes nem perder alimentos.

4. Mantenha os padrões de higiene

Para evitar o desperdício de alimentos em um restaurante, também é essencial seguir todos os padrões de higiene.

Além de uma questão ética e moral com todos os seus clientes, a higiene é também um item indispensável para manter o restaurante de portas abertas, atendendo aos níveis de exigências esperados.

Nesse sentido, como existem alimentos com diferentes proteínas, vegetais, entre outros elementos, é necessário que cada um receba uma atenção especial. Vejamos:

  • no geral, peixes precisam ser armazenados em uma temperatura média menor que 20 ºC;
  • outros peixes, como o robalo, precisam ser higienizados antes de colocados em baixas temperaturas;
  • antes de servir o sushi, garanta que o ambiente esteja em ótimas condições de higiene;
  • aceite dos seus fornecedores apenas salmões congelados, envolvidos em filme plástico ou recipiente fechado;
  • oriente seus cozinheiros a estar sempre com as mãos limpas antes de manusear qualquer tipo de comida;
  • as esteiras de preparo e os pratos também precisam ser higienizados com o máximo de frequência e atenção.

5. Defina o estoque com sabedoria

De fato, o cardápio de um restaurante depende exclusivamente da gestão do seu estoque. Contudo, para o restaurante japonês essa missão se torna ainda mais difícil, já que as mercadorias necessitam de consumo rápido e armazenagem adequada.

Somente assim é possível evitar o desperdício de alimentos. Portanto, é fundamental saber definir o estoque  de acordo com as entradas e saídas, o que favorece todo o funcionamento de um restaurante.

Uma solução para isso é implementar softwares que possam acompanhar melhor as movimentações realizadas no estoque, facilitando a reposição de mercadorias.

Outra ideia é manter contato direto com os fornecedores, permitindo que eles possam lhe atender em momentos de emergência, por exemplo.

6. Saiba reaproveitar os alimentos

Sobrou salmão, ainda dentro do prazo de validade? Nesse caso, a lixeira não é o único destino para suas mercadorias! Nesses casos, reaproveitar os alimentos, os adicionando em outros pratos do cardápio, é uma boa dica para não desperdiçar.

Em alguns lugares, dar pequenas cortesias, como entradas ou sobremesas, também é uma alternativa interessante. Além de evitar o desperdício de alimentos, serve ainda como estratégia para fidelizar clientes.

E aí, gostou do post? Está pronto para evitar o desperdício de alimentos no seu restaurante com a ajuda das nossas dicas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro das novidades! Basta preencher o formulário aqui embaixo.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados