Organização de supermercados: como aumentar seus lucros
No varejo existem várias estratégias para aumentar as vendas, dentre elas a organização de supermercados.
Isso mesmo! Se você acha que é só espalhar produtos pelas gôndolas sem nenhuma técnica, está enganado!
Separamos algumas dicas para organização de supermercados que você pode utilizar em sua empresa para alavancar o resultado das vendas.
Veja!
1. A organização de supermercados deve começar da entrada
Os primeiros produtos que serão percebidos pelos seus clientes serão aqueles que você colocar nas partes centrais e superiores das prateleiras. No entanto, se você quer aumentar os seus lucros, aproveite essa área nobre das gôndolas para colocar os produtos de maior valor agregado; de margem de lucro superior.
2. Produtos de maior giro
Identifique quais os produtos que levam as pessoas para sua loja. Ou seja, os mais vendidos. Esses produtos são os geradores de tráfego. Sendo assim, posicione esses produtos nos cantos, de forma que o consumidor tenha que andar mais até encontrá-lo.
Isso fará que o cliente tenha contato com outros produtos e assim, mais possibilidades de compra.
3. Gôndolas da direita
Se você observar, o movimento dos clientes no supermercado tende a ser da direita para a esquerda. Dessa forma, você pode aproveitar as gôndolas da direita para colocar os produtos que você mais deseja vender.
O consumidor estará mais disponível para comprar, já que seu carrinho ainda está vazio e ele ainda não está preocupado em quanto será a sua conta.
4. Gôndolas de check-out
Enquanto os consumidores esperam na fila para pagar a conta do supermercado, você ainda pode “ajudá-los” a aumentar um pouco mais o volume de vendas. Portanto, disponibilize nas gôndolas do check-out salgadinhos, bombons, chicletes e todos essas guloseimas difíceis de resistir.
5. Organização de supermercados e Música
Você deve estar se perguntando: mas o que música tem a ver com organização de supermercados?
Muitos supermercadistas já perceberam que a música faz toda a diferença na experiência de compra dos seus clientes. Você também precisa saber!
Músicas mais calmas fazem com que seu cliente se sinta menos apressados, assim aumentam as possibilidades de compra. Já as músicas mais agitadas fazem com que o consumidor ande mais rápido e tenha menos contato com os seus produtos.
Aproveite essas dicas e melhore suas vendas!
Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!
Outros Artigos Relacionados
-
Gestão financeira no varejo: como ganhar previsibilidade de caixa sem depender de planilhas
No dia a dia do varejo, é comum ver o financeiro sendo controlado em planilhas, anotações soltas ou até mesmo “de cabeça”. No começo, isso até parece funcionar, mas, com o aumento das vendas, das formas de pagamento e das despesas, o descontrole aparece rapidamente, e junto com ele vêm sustos no caixa, falta de […]
-
Como transformar dados do PDV em decisões mais lucrativas no pequeno varejo
Durante muito tempo, a gestão do pequeno varejo foi baseada em experiência, intuição e no famoso “eu acho que vende mais”. Embora o conhecimento do dono ainda seja valioso, ele já não é suficiente para sustentar margens, evitar perdas e crescer em um mercado cada vez mais competitivo. Hoje, o Ponto de Venda (PDV) deixou […]
-
Reforma Tributária: o que muda para supermercados e pequenos varejistas em 2026
A partir de 2026, supermercados, mercadinhos, padarias e pequenos varejistas enfrentarão uma das maiores mudanças tributárias das últimas décadas. A Reforma Tributária sobre o Consumo (sancionada pela Lei Complementar nº 214/2025) altera totalmente a forma como os impostos são cobrados, impactando diretamente o dia a dia do varejo: precificação, cadastro de produtos, emissão de notas, […]