Passo a passo: saiba como investir em franquias

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 26/01/2017
Passo a passo: saiba como investir em franquias

Muitos empresários gostariam de investir em franquias por serem negócios mais estabelecidos e contarem com uma infraestrutura de apoio para quem deseja empreender. Porém, apesar de serem mais fáceis de obter sucesso, as franquias necessitam de alguns cuidados para gerar a rentabilidade que se espera ao investir em franquias.

Se você já tem uma empresa e deseja abrir uma franquia, ou quer se tornar um empresário desse segmento de negócios, confira passo a passo como lançar-se nessa área:

1. Busca pelo segmento em que deseja atuar

Existem franquias para os mais variados setores, mas, para o empreendimento ter sucesso, é necessário que o franqueado tenha pelo menos uma afinidade com o setor em que a empresa atua. Com isso, é mais fácil ter paixão pelo que faz, fazendo com que as horas de dedicação se tornem um prazer.

Geralmente, as franquias mais visadas estão na área da alimentação, por serem itens de alto consumo, mas também existem boas oportunidades para quem gosta de moda, serviços automotivos, construção civil, estética e muitos outros.

Por isso, quem deseja abrir uma empresa com nome já estabelecido deve selecionar no máximo 3 segmentos em que deseja atuar. Depois, é necessário e pesquisar mais a fundo para ter certeza do que quer ao fechar o contrato.

2. Seleção de algumas franquias para entrar em contato

Dentro das suas preferências, escolha as franquias que mais te interessam e pesquise bastante sobre elas. Veja qual é o formato oferecido e se o aporte mínimo de dinheiro cabe dentro das suas finanças. Nessa etapa, visitar o site da Associação Brasileira de Franchising pode ajudar a filtrar bons resultados.

Após a seleção, é preciso entrar em contato com as selecionadas. Geralmente, os sites das franqueadoras oferecem um formulário de pré-cadastro. Nele, são inseridos dados básicos. Então, a marca entra em contato, passa algumas informações iniciais e marca uma reunião.

Procure se preparar para a reunião da melhor forma possível. Escreva todas as perguntas em um papel, questione sobre apoio em divulgação e administração do novo negócio, possibilidade de exclusividade da marca e tudo o que for necessário para ter certeza de que o acordo é bom para as duas partes.

O ponto mais importante que deve ficar completamente elucidado antes da elaboração do contrato é o valor da taxa de franquia, da taxa de royalties, da taxa de marketing e do capital de giro médio necessário para manter o empreendimento. Esses montantes impactam no lucro da sua franquia e devem ser considerados na gestão financeira.

Esses são alguns dos dados presentes no Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que traz todas as informações necessárias para você avaliar a viabilidade de adquirir a marca, que deve ser enviado ao interessado para análise. Com isso, fica mais fácil decidir qual das franquias escolhidas se encaixa melhor nos seus objetivos.

3. Fechamento de contrato

O contrato é um documento formal que institui o começo da relação de negócios entre franqueado e franqueador. A partir do momento em que ele é assinado, seus escritos não podem mais ser contestados.

Isso significa que, antes de assinar qualquer coisa, é imprescindível que o empresário tire todas as dúvidas possíveis, inclusive sobre que acontece em caso de quebra de contrato e venda da franquia.

O ideal é que esse documento seja analisado por um advogado especialista, para evitar furos que possam comprometê-lo futuramente. No ato da assinatura do contrato é preciso pagar a taxa de franquia, que geralmente possui vários serviços atrelados, como a consultoria de gestão do negócio e o treinamento dos funcionários.

4. Instalação das franquias

Uma vez fechado o contrato, a franquia começará a orientar o empreendedor a fazer a montagem do negócio. Geralmente, isso passa por encontrar a localização ideal para o empreendimento, pela compra da estrutura e do mobiliário e pelo treinamento dos funcionários contratados.

Para as franquias, essa etapa é bastante importante, pois é imprescindível que todos os prédios do plano de expansão tenham uma aparência padronizada. As regras de fachada e interior deverão ser seguidas com rigidez e, quase sempre, o proprietário não tem a chance de dar o seu toque no visual da empresa.

Porém, é preciso lembrar que cada detalhe das franquias foi pensado para atingir o público desejado, atrair clientes e chegar à meta de faturamento para a sobrevivência do negócio e retorno do investimento. Por isso, cada detalhe deve ser observado e seguido.

5. Plano de negócios e gestão

A transferência de know-how é o maior benefício de abrir uma franquia ao invés de se aventurar em um negócio criado por conta própria. É uma forma segura de encarar um empreendimento, especialmente para quem não tem experiência na área.

Quando o contrato é firmado, a franquia oferece todo o direcionamento necessário para o investidor ter sucesso e retorno financeiro. Até mesmo o enquadramento tributário da empresa é pré-orientado por especialistas.

É comum também que contem com um Plano de Negócios, orientando o empresário sobre o mercado em que está entrando e as metas para seu empreendimento. Mas nada impede que você faça um por conta própria antes mesmo de fechar o contrato.

Essa assessoria prestada pela franquia pode fazer a diferença, especialmente em momentos de crise. Com o conhecimento adquirido em outros estabelecimentos da marca, ela pode sugerir soluções que você demoraria anos para encontrar sozinho.

Bônus: dicas para ter sucesso ao investir em franquias

Um ponto importante ao inaugurar uma franquia é ter em mente que o investimento não será recuperado em pouco tempo. A maioria das grandes franquias traz uma estimativa desse prazo e você deve se preparar para fornecer capital de giro até os ganhos reais chegarem.

Além disso, é comum que, no começo da operação, a falta de experiência dos funcionários ocasione erros e uso inadequado dos equipamentos. Por isso, vale a pena supervisionar o trabalho mais intensamente até sentir que a equipe está dominando o serviço.

Não deixe de fazer todos os treinamentos sugeridos pela franqueadora, pois eles garantem mais motivação e produtividade de seus empregados, fazendo com que seu lucro aumente – outro ponto bem importante para quem deseja investir em franquias.

E, por último, não se esqueça de fazer um bom atendimento ao cliente. As franquias são investimentos seguros por já terem um nome estabelecido e serem reconhecidas por prestarem um bom serviço. Porém, se você não souber como agradar e valorizar seu cliente, todo o dinheiro investido será inútil.

Um cliente mal tratado não só prefere comprar na concorrência, mas também difama a franquia e prejudica o seu estabelecimento e todos os outros da marca. Investir em franquias garante muitos benefícios, mas você também assume a responsabilidade de manter o nome da empresa bem cotado. Pense nisso.

Quer saber mais sobre como melhorar e investir em franquias e bons negócios? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados