Descubra as melhores práticas para a formatação de franquias

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 23/05/2018

As franquias são hoje uma das melhores opções para quem quer abrir um novo negócio e também para quem quer transformar uma história de sucesso em uma nova oportunidade. Contudo, existem alguns desafios e um deles é a formatação de franquias.

Como criar um modelo de negócio que possa replicar o sucesso encontrado em um local em vários outros? Existem diversos aspectos a serem considerados que vão desde o suporte até as questões jurídicas.

Para ajudar você a entender melhor como funciona a formação de franquias e a sua importância para o sucesso de seu negócio, criamos este pequeno guia. Então, continue conosco e confira!

Franquias

Caso você tenha um negócio de sucesso, já deve ter pensado em expandi-lo não é mesmo? Contudo, criar filiais nem sempre é uma boa opção. Esse modelo pode exigir muito investimento, maior tempo, contratação de profissionais especializados em gestão, entre outros fatores.

Contudo, existe uma alternativa para quem quer ver o seu negócio crescer e não conta com a possibilidade de realizar grandes investimentos. Estamos falando da franquia. Esse modelo de negócios permite que você arrende sua marca e seu modelo de gestão de empresa para alguém interessado em vender seus produtos em outra localidade.

Com isso, o franqueado – aquele que arrendou os direitos de utilizar sua marca – pode abrir seu próprio negócio, e você receber parte do faturamento.

Esse é um excelente acordo para ambos os lados, pois quem busca abrir uma empresa conta com auxílio e infraestrutura pronta, e quem quer expandir seus negócios pode fazê-lo sem a necessidade de grandes investimentos.

Melhores práticas para a formatação de franquias

Investir na transformação de seu modelo de negócios em uma franquia é uma boa opção para alavancar sua empresa, contudo, esse modelo é um pouco complexo e sua formatação demanda muito cuidado.

Para auxiliar você a criar uma franquia de sucesso, vamos listar alguns dos principais pontos nos quais você precisa focar na hora de formatar o seu modelo de negócios para o franqueamento.

Estudar o mercado

O primeiro ponto e um dos mais importantes é estudar o mercado. Antes de investir na criação de uma franquia, é preciso verificar se há espaço para o seu modelo de negócios em outro local.

Pode ser que sua empresa faça muito sucesso onde ela está localizada, mas isso não significa que ela chamará a mesma atenção em outras cidades ou estados. Também pode haver outros modelos que supram a demanda local.

Nesse momento, é preciso realizar a análise de franqueabilidade, na qual se verifica se o modelo de franquias é o ideal para a expansão do seu negócio. Para isso, devem ser verificados alguns pontos como tempo de mercado, situação financeira, quantidade de consumidores, dentre outros fatores.

Buscar uma consultoria especializada

Como dito acima, estruturar uma franquia é um trabalho complexo. Para garantir sucesso nessa empreitada, você deve contar com auxílio especializado.

Uma consultoria mantém um know-how construído ao longo da formatação de diversas franquias nos mais diferentes nichos de negócio e, com isso, conta com profissionais especializados que podem auxiliar você em seu empreendimento.

Ao optar por contratar uma consultoria de formatação de franquias, você poderá contar com auxílio para todas as etapas do processo e, assim, ter mais chance de transformar o seu negócio em uma franquia de sucesso.

Estruturar aspectos jurídicos

Outro ponto muito importante, na hora de formatar um modelo de franquias para o seu negócio, é a sua constituição jurídica. A criação de um documento garantirá a segurança tanto do franqueado quanto do franqueador.

Essa atividade deve seguir o disposto na Lei 8.955/94, que dispõe sobre todos os itens necessários para a abertura e manutenção de um sistema de franquias. Esse dispositivo lista os documentos obrigatórios para a formalização do processo.

Entre eles, podemos citar o pré-contrato e o contrato, em que estarão descritas todas as obrigações, características e condições do negócio. Em alguns casos, podem ser necessários outros documentos para o fechamento do acordo.

Elaborar um plano de negócios

Outro ponto importante para a formatação de uma franquia é a criação de um plano de negócios. É por meio dele que será definido o modelo a ser posto em prática, as metas a serem alcançadas, o investimento necessário e outros pontos essenciais.

É durante a elaboração do plano de negócio que você traçará um perfil ideal para o seu franqueado, visando expandir a sua marca da melhor forma possível.

A estratégia de expansão e as regiões prioritárias também são definidas nesse ponto. É preciso criar as taxas de franquia; definir um fundo para propaganda; calcular a estimativa de retorno ao franqueado, entre outras coisas.

Criar manuais de franquia

Um dos últimos pontos de uma formatação de franquias é a criação de manuais –  série de documentos que deverão conter todas as estratégias de negócio e seus processos descritos minuciosamente.

Com o auxílio desse material, o franqueado deverá realizar a abertura de sua franquia sem a necessidade de monitoramento constante. Esse documento deve ser capaz de responder à maioria das dúvidas que possam surgir durante a implantação da franquia.

Os processos padronizados são o que torna uma franquia reconhecível e mantêm a identidade de uma marca, independentemente do local onde ela esteja inserida e quem é o responsável pela loja.

A tecnologia e a gestão de franquias

A gestão de franquias é um dos grandes desafios desse modelo de expansão. Em um primeiro momento, poderá até ser simples manter um controle sobre seus parceiros de negócio.

Contudo, com o aumento do número de franqueados, isso começará a ficar mais difícil. A saída é investir em tecnologia como apoio para realizar um controle eficaz de todas as informações.

Existem diversos sistemas de gestão à disposição mercado, no entanto, nem todos eles podem ser utilizados em um modelo de franquias. É preciso buscar por alternativas que possam suprir as necessidades desse modelo administrativo.

Uma boa escolha de software pode ajudar a sua franquia a se expandir de forma sólida e facilitar uma gestão eficiente de todos os aspectos do negócio, permitindo que você visualize facilmente todas as informações relevantes.

Quer saber mais sobre como funciona uma formatação de franquias? Então, leia este post exclusivo que foi escrito para você aprender a expandir o seu negócio!

*Conteúdo escrito por José Fugice, CEO e especialista em franquias e varejo da Goakira Consultoria.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados