Existem duas principais formas de reposição:
Contínua: o estoque se mantém mais baixo e os pedidos são feitos constantemente, reduzindo os gastos com armazenagem;
Periódica: a reposição é feita em uma data específica, há o risco de ficar sem o produto caso haja imprevisto das vendas ou entrega.
Ter colaboradores bem treinados garante ao setor uma melhor performance e evita com que hajam erros por falta de conhecimento das rotinas do estoque.
Mesmo que o funcionário seja especialista na área, faça um treinamento mostrando como funciona os processos dentro da sua empresa.
Se você analisa a performance dos seus produtos, você sabe quando há insumos estagnados no estoque. Então, avalie a possibilidade de fazer queima de estoque.
É melhor vender com uma margem menor do que ter custos para manter um estoque parado ou com o desperdício.
Caso o cliente não encontre o produto na gôndola, ainda que ele esteja disponível na loja, podemos considerar que aconteceu a ruptura de estoque. Em razão disso, garanta que os produtos estão no lugar certo, conforme indicado pela sinalização da sua empresa.