GESTÃO DE ESTOQUE
Saiba como fazer!

Uma má gestão de estoque pode causar prejuízos para a sua empresa. Saiba como evitar que isso aconteça.

Uma boa gestão de estoque simplifica o processo de compras, otimiza tempo, produtividade e lucratividade! Um estoque bem administrado é um diferencial competitivo pois gera lucro e satisfação do cliente ao encontrar o produto na gôndola. Já uma má gestão gera despesas!

Principais métodos da gestão de estoque!

1 – Método preço específico

Esse método atribui valor a cada unidade do estoque, sendo usado apenas quando é possível apurar o preço ou o custo de cada item. Depois disso é preciso somar tudo e assim, você chegará ao valor final do estoque. Não é indicado para o varejo, visto que há uma movimentação grande de estoque. 

Principais métodos da gestão de estoque!

2 - Curva ABC

A Curva ABC de estoque e vendas tem como objetivo direcionar o seu planejamento e controle nos itens mais significativos, que classifica os itens em A, B e C, ou seja, no valor financeiro de cada mercadoria. A Curva ABC baseia-se no princípio de Pareto, no qual 80% dos seus resultados são provenientes de 20% dos seus esforços. 
Aplicando a gestão de estoque podemos dizer, que 80% da ruptura de estoque está relaciona a falta de processos de compras.

Principais métodos da gestão de estoque!

3 - PEPS

Conhecido como: “primeiros a entrar, primeiro a sair”, no método PEPS saem primeiro as mercadorias mais antigas, ficando no estoque apenas as mais recentes.
Dessa maneira, é possível evitar que produtos próximos a data de vencimento se percam.

Principais métodos da gestão de estoque!

4 - UEPS

Aqui a máxima é: “o primeiro a entrar é o primeiro a sair”, ou seja, os produtos que chegaram recentemente no estoque serão os que irão ser vendidas antes.
Porém, o uso desse método não é autorizado pela Norma Brasileira de Contabilidade pois pode ocasionar no aumento da inflação do país.

Principais métodos da gestão de estoque!

5 - Custo médio

Nessa técnica o preço final das mercadorias vendidas é definido após o cálculo dos valores das mercadorias adquiridas anteriormente somado as recentes.
O custo médio também pode ser fixo. Caso este método seja selecionado, uma única média deve ser aplicada no inventário permanente e as vendas intercaladas devem ser desconsideradas.

Principais métodos da gestão de estoque!

6 - Custo a Preço de Venda a Varejo

Esse método analisa a soma dos estoques a preço de venda, seja através da contagem física ou por meio da implementação de controles permanentes avaliados com base no preço unitário de venda. Por fim, avalia os estoques finais a preços aproximados de custo e apura os estoques finais a preço de custo, caso avaliasse a preço de venda as margens de lucro seriam eliminadas.

1. Tenha um registro de entradas e saídas
2. Acompanhe o giro dos produtos
3. Não permita a falta ou o excesso de itens no estoque
4. Faça o inventário de materiais
5. Tenha uma base de cadastro de itens padronizados
6. Integre o setor de estoque com outras áreas
7. Não faça a administração do estoque manualmente
8- Organize seu estoque

8 Boas práticas para uma gestão de estoque eficiente!

Clique no botão e baixe agora mesmo o seu e-book. É grátis!

Quer otimizar a sua gestão de estoque e vendas? 

Baixe agora!