Supermercado de bairro: como evitar perdas e otimizar processos?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 5 de janeiro de 2018
Supermercado de bairro: como evitar perdas e otimizar processos?

Podendo ter várias fontes de origem, o desperdício que acontece em qualquer negócio diminui as margens de lucro e deixa a empresa com resultados piores do que poderia ter se algumas precauções fossem tomadas, e em um supermercado de bairro, não é diferente.

Afetando todo tipo de negócio, estas perdas, se forem muito recorrentes e em quantidades mais altas, podem até mesmo ameaçar a sobrevivência da empresa.

Para combater situações mais complicadas no seu supermercado de bairro, separamos algumas informações importantes sobre o tema. Assim vai ficar mais fácil identificar a origem das perdas de mercadorias e saber como tratar o assunto.

Os tipos de perdas mais comuns

Entre as perdas mais comuns, podemos destacar 4 tipos que são enfrentados por todo supermercado de bairro e que devem ser o foco de atenção de gerentes, supervisores e donos destes estabelecimentos.

Quebras

Quebras são danos ou avarias que acontecem normalmente no dia a dia. Geralmente estão ligadas à forma de manipulação dos produtos. Em alguns casos, elas podem acontecer no momento em que os itens são descarregados. Em outros, estão relacionadas à forma de estocagem e também há aqueles em que os próprios clientes que ao manipularem os itens dentro do supermercado acabam danificando a mercadoria.

Ainda que não esteja totalmente danificado, um produto acaba não sendo mais vendido se houver alguma avaria. Uma fruta ou legume, por exemplo, que fique amassado não irá mais para a cesta de compras de ninguém.

Produtos vencidos

Um produto que expira o seu prazo de validade é uma perda que não há como ser remediada. Além de poder causar problemas à saúde dos clientes, a sua venda não pode ser permitida, fazendo com que ele seja descartado.

Outro ponto importante é a questão da contaminação. Um alimento vencido precisa ser rapidamente jogado fora para que não ameace outros que estejam por perto.

Furtos

Normalmente acontecendo em pequenas quantidades. Os furtos podem somar um prejuízo considerável. É importante lembrar que não se trata somente de casos em que um consumidor acaba levando algo sem pagar.

Em algumas situações, os próprios funcionários podem estar lesando o estabelecimento. Independentemente do motivo, esse é um assunto que merece bastante atenção, pois normalmente quem furta uma vez, cedo ou tarde irá fazer de novo.

Deteriorações

Diferentemente dos casos de perda de mercadorias por uma questão de prazo de validade, quando falamos de deterioração, consideramos que os produtos estejam estragando mesmo que ainda sem estarem vencidos.

As causas mais comuns desse tipo de perda são o acondicionamento feito de forma irregular, seja no estoque ou nas gôndolas, a falta de controle contra insetos e outras pragas, ou ainda o descuido no manuseio, geralmente, advindo dos próprios funcionários.

Como evitar e diminuir as perdas

Depois que entendemos melhor quais são os principais tipos de perdas que acontecem no seu supermercado de bairro, é hora de identificarmos as formas mais eficientes de resolver o problema. Algumas delas podem ajudar em mais de um dos casos de desperdício. Por isso, é importante conferir e colocar em prática todas elas.

Apoio tecnológico

Foi-se a época em que bons sistemas de tecnologia eram coisas só de empresas de grande porte. Hoje, existem opções bem interessantes para todo o tipo de negócio.

No caso dos supermercados, uma solução que ajuda bastante no controle de perdas, e também na hora de fazer uma gestão mais profissional do negócio, é a automação voltada para o controle de estoque. Tendo um processo mais bem controlado, o negócio minimiza as perdas e também evita erros que normalmente são ocasionados quando o controle é mais manual.

Investimento em segurança

Além de evitar os furtos, um bom sistema de segurança também é uma opção interessante quando o assunto é a manipulação de produtos feita pelos funcionários.

Com um sistema de câmeras, o dono do negócio consegue monitorar quem anda levando para casa alguns itens pelos quais não pagou, mas também vê se o seu pessoal está tendo cuidado na hora de manipular os produtos.

Treinamento dos funcionários

Ainda que muito do dinheiro do supermercado esteja empregado no estoque e na manutenção do estabelecimento, os principais responsáveis por manter tudo funcionando direito são as pessoas. Por isso, é tão importante ter uma equipe bem treinada.

Os seus funcionários devem receber orientações constantes. É muito importante que eles entendam como cada coisa precisa ser feita e também o motivo. Dessa forma, eles poderão ajudar a tocar o negócio tornando a empresa mais lucrativa, e garantindo mais segurança e estabilidade para os próprios empregos.

Atualização de inventário

Ter controles automatizados, como já falamos, é fundamental para conseguir fazer com que o supermercado diminua as suas perdas e consiga fazer com que o empreendedor tenha boas margens de ganhos.

Ainda assim, é preciso conferir de tempos em tempos se o inventário está de acordo com os números. De forma, ao ajudar o seu supermercado de bairro a ter este mapeamento atualizado, crie uma programação para a conferência dos produtos. Estabeleça um prazo para que seja feita a conferência e, para garantir que este processo esteja sendo realizado de forma adequada, vez ou outra, acompanhe esta conferência.

Rotinas de trabalho

Se uma mesma tarefa é feita de várias formas diferentes, cada vez que é realizada, possivelmente, os resultados também serão bem variados. É muito importante criar rotinas de trabalho bem estruturadas e que possam garantir sempre que o seu investimento esteja sendo administrado de forma adequada.

Para cada processo interno, veja qual é a maneira mais adequada de ser feito. Depois disso, converse com o seu pessoal para que eles entendam exatamente qual a ordem e como as coisas precisam ser feitas. Acompanhe o desempenho da equipe e vá fazendo as correções necessárias. Assim, você cria uma cultura de trabalho que favorece a empresa e consegue evitar ter perdas no dia a dia.

Seguindo estas dicas e contando sempre com a tecnologia, o seu supermercado de bairro terá grandes chances de apurar consideráveis reduções de desperdícios. Além de ter melhores resultados financeiros, conseguirá fidelizar mais clientes oferecendo itens de qualidade e apresentáveis.

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