Seu supermercado ainda não trabalha o pentágono de perdas?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 22 de março de 2017
supermercado com pentágono de perdas

A prevenção de perdas é, sem dúvidas, um dos maiores desafios do supermercadista. Para se ter ideia, de acordo com a ABRAS (2015), às perdas nos supermercados geraram um prejuízo de 2,26% no faturamento líquido do segmento.

Entre os departamentos que geram mais dor de cabeça para os supermercadistas estão: frutas, verduras e legumes com índice de perdas de 6,80%; padaria e confeitaria com 5,82%; peixaria com 3,94%; e açougue com 3,91%.

Apesar dos números, quase 66% dos supermercados brasileiros não possuem uma área para prevenção de perdas no estabelecimento. Se esse for o seu caso ou se você quiser reduzir as perdas no seu varejo, continue lendo, porque hoje nós vamos te apresentar o pentágono de perdas.

Mas afinal, o que é o pentágono de perdas?

Bem… Com falamos anteriormente a metodologia de prevenção de perdas no varejo era trabalhada em três pilares: pessoas, processos e tecnologias. Porém, a realidade das organizações mudou e este tripé passou a ser insuficiente para um processo de prevenção de perdas efetivo. Faltava considerar dois elementos de extrema importância: as informações e os indicadores.

O objetivo do pentágono de perdas é construir um programa estratégico e sustentável composto por cinco elementos indispensáveis que se relacionam entre si: pessoas, processos, tecnologia, informações e indicadores.

1. Pessoas: no final tudo depende delas.

No geral, o grande erro das empresas é pensar que um programa de prevenção de perdas depende apenas de fiscais, vigilantes e demais funcionários que atuam diretamente no setor responsável pelo programa.

Para que a sua empresa tenha sucesso na prevenção de perdas é importante ter em mente que todos os funcionários, sem exceção, têm contribuição na redução de perdas e devem atuar ativamente dentro do programa de prevenção.

É necessário que sua empresa enxergue a prevenção de perdas como parte da cultura e não como eventos pontuais dentro da organização. Você e sua empresa precisam assumir um compromisso com os programas de prevenção. Neste momento, algumas ações podem fazer a diferença:

  • Promova ações para internalizar a cultura de prevenção de perdas, como por exemplo a criação de campanhas para colaboradores.
  • Desenvolva programas de treinamento, seja para introduzir os colaboradores nas práticas necessárias para prevenção de perdas ou reciclar os conhecimentos.
  • Capacite os colaboradores nos processos e oriente-os a manter a padronização dos mesmos. O descumprimento de padrões abre possibilidade para perdas acidentais ou intencionais.

2. Processos: padronize e identifique os riscos.

De nada adianta ter mão de obra qualificada se ela não souber o que fazer. Esta afirmação parece bastante óbvia, não é mesmo? Infelizmente ela retrata uma causa comum de perdas em varejos: a falta de conhecimento dos padrões de processos e melhores práticas.

Além de prejudicar e tornar as rotinas da empresa não padronizadas, dando abertura a perdas, a falta de mapeamento de processos torna complicada a identificação de vulnerabilidades e riscos de perda de estoque – seja intencional ou acidental – nos estabelecimentos.

Portanto, para que haja uma redução efetiva nas perdas do varejo, é necessário:

  • Mapear os processos existentes e formalizar os padrões de execução;
  • Identificar os riscos existentes em cada um dos processos;
  • Gerenciar as vulnerabilidades identificadas, implementando boas práticas e minimizando os riscos.
  • Adotar uma cultura de disciplina na execução dos processos.

3. Tecnologia: uma aliada da prevenção de perdas.

Quando falamos de tecnologia para prevenção de perdas, existem basicamente dois tipos de tecnologias. A primeira está relacionada a proteção contra furtos. Entre essas tecnologias encontramos a proteção eletrônica de mercadorias, os circuitos internos de vigilância, controles de acesso, alarmes e outros.

Já o segundo tipo de tecnologia é formado por  sistemas que possibilitam o monitoramento dos processos, dão suporte ao desenvolvimento de atividades e permitem o monitoramento das rotinas.

Existem sistemas voltados para supermercados que permitem, além do monitoramento da rotina da empresa, a automatização dos processos do negócio – fator que diminui significativamente o erro humano e as chances perdas.

Portanto, a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta que dá suporte aos demais pilares da prevenção de perdas e fornece dados importantes para sua empresa.

4. Informação: entenda o seu negócio e reduza as perdas.

Os dados, quando bem analisados, oferecem informações fundamentais para a tomada de decisão em um negócio e na prevenção de perdas não é diferente. Além das informações geradas por meio do monitoramento dos processos, existem outras fontes de informações importantes para o varejo, dentre elas o inventário.

O inventário é uma ferramenta que permite a mensuração assertiva das perdas através da comparação entre o estoque contábil (aquele registrado no sistema) com o apurado fisicamente (através das contagens físicas).

As informações geradas pelos inventários, além de possibilitarem controle, devem ser utilizadas como ferramentas de gestão, pois com elas é possível apontar onde estão os maiores índices de perda (seção, departamento ou produto), planejar e implementar as ações necessárias.

Se você é um supermercadista e ainda não sabe como fazer um inventário na sua empresa, confira o passo a passo que preparamos para o seu negócio clicando aqui!

5. Indicadores: um termômetro da prevenção de perdas.

Tendo pessoas preparadas, processos organizados, ferramentas que possibilitem as atividades e informações concretas, resta definir parâmetros para definir se sua prevenção de perdas está ou não no caminho certo.

Estes parâmetros são os indicadores e as metas que você definirá. Alguns indicadores relevantes para a prevenção de perdas são: perda geral, perda por setor, produtos com maiores índices de perda e outros.

Monitorando e acompanhando os indicadores é possível identificar qualquer anormalidade ou aumento de perdas e ainda antecipar ações antes de ter maiores prejuízos.

Agora que você conhece todos os pilares do pentágono de perdas, você pode implantar um programa de prevenção no seu estabelecimento. Quer saber quais os principais tipos de furtos em supermercados? Clique aqui!

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