Páscoa para supermercados: 7 dicas indispensáveis para vender mais!
A Páscoa está chegando, você já preparou seu supermercado para vender mais?
Esse é um dos períodos conhecidos como “Sazonal” e dependendo de como você, varejista, se prepara, a sazonalidade pode gerar grandes oportunidades para o seu supermercado.
Por isso, para melhorar os resultados e chamar a atenção dos clientes, é importante saber como organizar seu PDV para a Páscoa e foi pensando nisso que separamos 5 dicas para te ajudar a aumentar suas vendas nessa data!
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1 – Se planeje!
Quem serão os fornecedores dos chocolates? Qual o melhor local para expor os ovos de páscoa? Que ações promocionais você precisa fazer para engajar os clientes e vender melhor? Quais funcionários estarão diretamente envolvidos?
Um processo de planejamento é essencial para a saúde de qualquer empresa, visto que possibilita maior assertividade e reduz o retrabalho. Sem contar que diminui os custos e gera aumento na capacidade de produção.
Saiba quais são as melhores práticas no planejamento para o varejo!
2 – Prepare seu estoque
Planejar o estoque de vendas é um fator de extrema importância, pois, comprar muitos produtos, pode resultar em perdas por desperdícios. Por outro lado, comprar pouco, pode não conseguir atender às necessidades dos clientes e gerar a temida ruptura de gôndolas!
Uma dica para melhorar a previsão de estoque é analisar os dados de vendas no mesmo período dos anos anteriores e utilizar esses dados como base para definição da quantidade de produtos a ser adquiridos necessários para abastecimento e venda.
Procure analisar essas informações de forma cuidadosa para evitar surpresas negativas.
3 – Entre no clima da páscoa para supermercados
Pode parecer óbvio, mas trazer o clima de páscoa para dentro do seu ponto de venda é extremamente importante para obter bons resultados nessa época do ano.
Prepare seu estabelecimento para chamar a atenção dos clientes. Procure expor itens pascais como coelhos, cenouras, cestos com ovinhos de chocolate, e decorações temáticas, coloridas e alegres. Considere, também, colocar músicas temáticas para tocar e tornar o ambiente mais agradável e lúdico.
Por outro lado, se você não for um supermercadista, ou essa estratégia não se adequar a sua empresa, uma alternativa é conceder brindes simbólicos que remetem a páscoa, como bombons de chocolate com um bilhete desejando “Boa Páscoa”, por exemplo, após a aquisição de algum produto ou serviço da sua empresa.
Apesar de ser um gesto simples, dependendo de como for realizado esse “mimo”, pode transmitir atenção e cuidado seu com o consumidor e certamente ele voltará a sua loja.
Alavanque suas vendas com ações promocionais no PDV
4 – Personalize o seu atendimento
Prepare a sua equipe de colaboradores para atender os seus clientes de forma personalizada, esclarecendo dúvidas sobre os produtos do período e desejando uma boa páscoa para os consumidores.
Faça com que os clientes se sintam únicos, e notem que o ambiente foi feito especialmente para eles. Isso deve ser bem explorado em seu atendimento para criar um ambiente especial e bem-humorado.
5 – Tenha produtos exclusivos
Aposte em produtos desenvolvidos especialmente para essa data comemorativa como pães de coco, vinho, bacalhau, tortas ou doces personalizados. Contudo, se você não atua com a venda desse tipo de mercadoria, não se preocupe!
Seja criativo, inove na apresentação dos seus produtos, use embalagens com formatos que remeta a itens pascais, o importante é surpreender os clientes, pois, essas pequenas modificações podem ser decisivas para determinar a preferência pelo local de compra.
6 – Use a tecnologia ao seu favor
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e conseguir gerar uma melhor experiência na compra é fundamental para conquistá-los.
Nesta páscoa para supermercados, aproveite a tecnologia para gerar maior valor ao seu ponto de venda. Torne seu atendimento mais ágil, garanta uma maior segurança das informações na gestão do seu negócio, além de melhorar a comunicação com seus clientes.
Tecnologia no Varejo: Conheça as 3 soluções que vão ajudar na gestão da sua empresa!
7 – Tenha presença on-line
Você já se sentiu invisível? Não é uma sensação muito boa, não é mesmo?
Para uma empresa isso também não é nada bom, pois, quanto menos vista pouco será lembrada.
Segundo dados do Google, em 2 anos cresceram 200% o número de buscas no mobile por: “aberto” + “agora” + “perto de mim”. Por exemplo: “Supermercado aberto perto de mim agora”.
Ao investir no meio digital de forma eficiente, o retorno acontece, não de um dia pro outro, é como plantar uma árvore, se você não cuidar da semente do jeito certo e constantemente, ela não cresce.
Quais são as expectativas do mercado para a Páscoa de 2019?
Existe um grande otimismo tanto para a indústria quanto para o comércio para as vendas na Páscoa de 2019. Quais são os motivos para as boas expectativas?
- Razoável recuperação da economia e geração de empregos
- A Páscoa de 2019 caiu em um mês considerado bom, pois, as tradicionais contas de início de ano já não pesam mais no bolso do consumidor
- Aumento de 6,5% da produção de chocolate
- Segundo relatório da Abrasel, 60,5% empresários do setor estimam vendas iguais à Pascoa de 2018.
Não perca a oportunidade de inovar, pegue essas dicas e prepare sua empresa para alavancar as vendas!
Obrigada por ter chegado até aqui! Espero que o texto: Páscoa para Supermercados, tenha lhe ajudado! Não deixe de assinar nossa Newsletter e continuar bem informado sobre o mercado varejista! Até a próxima!
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