Descubra como melhorar a gestão de estoque do restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 26/04/2019
gestão de estoque do restaurante

A gestão de estoque do restaurante costuma ser um dos pontos mais fracos na administração dos estabelecimentos. Essa dor latente precisa ser levada a sério, pois uma gestão de estoque deficiente, seja quando há falta ou excesso de produtos, pode levar um restaurante à falência.

Leia agora algumas informações essenciais para você manter a gestão de estoque do restaurante sob controle!

Você conhece o perfil do seu cliente?

Para acertar na hora de comprar insumos para o seu restaurante é preciso conhecer os hábitos do seu cliente. Entenda qual é a sua faixa etária e de renda e com que frequência ele vai ao seu estabelecimento. Isso te ajudará a saber o que você deve colocar no seu cardápio.

É como o seu cliente se comporta que vai definir, por exemplo, a quantidade de insumos que você vai utilizar para a produção de cada prato e quais são os produtos que não são do gosto do seu público.

Como fazer a reposição dos produtos?

Existem duas formas diferentes de se lidar com a reposição:

Contínua – quando o nível de estoque se mantém mais baixo e os pedidos são feitos constantemente, diminuindo os gastos com armazenagem;

Periódica – quando você tem uma data específica para fazer uma reposição consolidada, assumindo um risco de ficar sem o produto caso haja um aumento imprevisto das vendas ou impontualidade na entrega.

Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas. A reposição contínua é utilizada para os produtos de maior valor agregado, que são pedidos no momento em que o estoque atinge o ponto de reposição.

Já para os produtos mais baratos, que representam uma parcela menor dos lucros, pode-se usar a reposição periódica.

Os fornecedores são seus parceiros de negócio?

A sua relação com a cartela de fornecedores não se baseia apenas na compra de produtos e insumos. Acima de tudo você precisa ter confiança. Não adianta ter bons preços e não cumprir os prazos de entrega ou ser inflexível nos pagamentos.

Construa uma boa relação com aqueles fornecedores que se preocupam com o seu negócio e não te empurrem produtos inadequados para a sua clientela apenas para cumprir metas, sem se preocupar se o seu estoque vai ficar lotado de compras que deram errado.

Como anda a gestão de estoque do restaurante?

Para ter uma gestão de estoque efetiva é necessário organização. Isso significa saber a localização dos produtos, quantidade e o prazo de validade; ser disciplinado no registro de perdas, erros ou extravios e controlar todos os produtos que entram e/ou saem do seu estoque.

É importante definir o estoque máximo e mínimo de cada produto para manter o seu estoque no tamanho ideal. Sabemos que essa ação é bastante complexa, mas com o auxílio de uma boa ferramenta essa atividade se torna mais tranquila.

Você costuma analisar a performance de vendas?

Fazer uma análise diária das vendas te permite saber quais os produtos com maior aceitação e ainda, quais os dias da semana são melhores para vendas ou que produtos saem mais por período do dia.

É preciso estar ligado na rotina do seu negócio para ajustar seu estoque rapidamente, pois os clientes contam com a agilidade do atendimento e com a disponibilidade dos pratos que eles querem comer.

Está disposto a fazer promoções?

A medida que você analisa a performance dos seus produtos, você saberá se existem insumos estagnados no estoque. Para esses, avalie a possibilidade de fazer promoções com pratos que tenham esses insumos parados como ingredientes; essa prática é comum e muitas vezes necessárias para o segmento alimentício.

É importante pensar no estoque como um organismo vivo e é melhor vender com uma margem menor do que ter custos desnecessários para manter um estoque parado ou desperdiçar alimentos.

Você usa a tecnologia a seu favor?

A tecnologia pode levar ao seu restaurante diversos benefícios seja na otimização do atendimento, na melhoria do delivery, no controle de metas ou na simplificação da gestão financeira. E falando especificamente de gestão de estoque do restaurante, a tecnologia faz maravilhas.

Com um sistema de automação você assiste as modificações no estoque, fornece permissões aos usuários que deverão dar baixa nos materiais e produtos, além de ser comunicado, com antecedência, quando os itens estocados têm pouca saída ou se está na hora de comprar novamente.

Espero que essas dicas te ajudem a estruturar melhor a sua gestão de estoque e a manter a sua empresa no caminho do sucesso!

Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados