Os 05 maiores erros de gestão do varejo (você comete algum?)

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 10 de abril de 2018
Os 05 maiores erros de gestão do varejo (você comete algum?)

A busca por maior lucratividade é o objetivo dos empresários. Entretanto, muitos gestores têm receio de investir em novas tecnologias e acham que suas ferramentas e estratégias de administração são suficientes. E, no final do mês, o lucro não é alcançado e, às vezes, são encontradas divergências nos demonstrativos da empresa. Você passa por uma situação semelhante no seu varejo? Então, esse post foi feito especialmente para você! Conheça os maiores erros de gestão do varejo e descubra se você está cometendo algum!

Os erros de gestão mais frequentes:

1. Não estabelecer metas claras

O planejamento é parte elementar de uma empresa. Ele ajuda os gestores e a equipe a entenderem onde a empresa está, aonde quer chegar e o que precisa fazer para isso. Quando o negócio não tem planejamento e as metas não são definidas claramente, a maior lucratividade é uma realidade cada vez mais distante.

Para evitar esse erro, é essencial investir no planejamento da empresa, definir metas de forma coerente nos diversos setores do minimercado, observar as tendências e analisar a satisfação dos clientes. Dessa forma, é mais fácil garantir que o empreendimento esteja no caminho para o crescimento.

2. Não monitorar o fluxo de caixa

Outro ponto importante na nossa lista de erros de gestão, é não planejar nem monitorar o fluxo de caixa. Para manter-se ativo e competitivo, é imprescindível saber administrar as finanças de maneira eficiente — e o fluxo de caixa é a ferramenta perfeita para isso.

A lógica é simples: os lucros precisam ser maiores que as despesas para que o minimercado se mantenha saudável. O controle do fluxo de caixa também proporciona um panorama sobre o futuro financeiro do negócio: assim, é possível antecipar estratégias de financiamento ou investimento, por exemplo.

3. Não investir em novas tecnologias

Você sabe o que tem sido a causa da perda de competitividade de várias empresas? A falta de investimento em novas tecnologias. Ter as ferramentas e softwares mais atuais do mercado pode ser um fator determinante para impulsionar as vendas e fidelizar os clientes.

Existem vários pressupostos relacionados à inovação e às novas tecnologias. Muitas gestores pensam que elas são complicadas, caras e que apenas empresas de grande porte necessitam desses recursos. Entretanto, elas estão cada vez mais intuitivas, acessíveis e personalizadas. Portanto, não cometa esse erro e busque soluções tecnológicas para seu minimercado!

4. Tomar decisões sem dados precisos

Decisões erradas podem ser o divisor de águas entre os negócios bem-sucedidos e os sem sucesso. E muitas vezes as elas acontecem, pois os gestores não têm acesso a dados precisos sobre as operações ou por falta de confiança nas planilhas manuais.

Imagine que você quer atualizar os preços de alguns produtos e elaborar uma promoção para atrair mais consumidores. Foi usada uma planilha com as margens líquidas dos itens para atualizar os preços, mas por uma desatenção de um funcionário, o arquivo havia sido atualizado incorretamente. Percebeu o problema?

Além de perder a oportunidade de vender mais produtos, o estabelecimento pode perder clientes. A gestão de preços no supermercado é apenas um dos vários exemplos em que dados corretos podem ajudar a tomar decisões assertivas e ágeis.

5. Acomodar-se

Você aproveita o potencial da sua empresa? Está sempre de olho no futuro e em como melhorar a gestão? Se a resposta for não, cuidado! Acomodar-se faz perder oportunidades de lucrar mais e expandir o negócio. Para ter sucesso, o empresário deve empreender e investir para otimizar os processos e procurar informações sobre as novidades do varejo.

E ai, você está cometendo algum desses erros de gestão? Inscreva-se em nossa newsletter e receba dicas que podem te ajudar a ficar atento e não ter problemas desse tipo na sua empresa!


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