4 dicas valiosas sobre como organizar o estoque do supermercado

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 01/02/2021
organizar o estoque do supermercado

Organizar o estoque é uma tarefa que te tira do sério? São tantos produtos, tantas informações que muita coisa parece sair do controle. É complicado, né?

Mas, a gente sabe que essa atividade é essencial para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para venda, além de otimizar o tempo e minimizar os erros na hora de fazer inventário e reposição. Por isso mesmo, não é uma tarefa simples e requer planejamento e estratégia. Por isso, preparamos 5 dicas valiosas sobre como organizar o estoque do negócio. Vamos lá?

 

Dica 1: Faça uma análise da demanda

Antes de organizar o estoque, é importante fazer uma análise da demanda dos produtos. Isso significa que é preciso saber quais produtos têm maior rotatividade e quais ficam mais tempo nas prateleiras. Com essas informações em mãos, é possível organizar o estoque de forma mais eficiente, colocando os produtos de maior rotatividade em locais de fácil acesso e os produtos com menor demanda em locais menos acessíveis.

Outro problema que essa análise ajuda a evitar são as rupturas, que é quando um produto está em falta no estoque e indisponível para os clientes. Essas rupturas representam, na maioria das vezes, venda perdida. E perder venda é algo que você não quer, certo?

Você pode aprender melhor sobre as rupturas nesse outro conteúdo.

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Dica 2: Utilize o método PEPS

A técnica do PEPS, também conhecida como “primeiro que entra, primeiro que sai” é uma forma de organizar o estoque que leva em consideração a data de validade dos produtos. Nesse método, os produtos que foram recebidos primeiro são os primeiros a serem vendidos, evitando assim que fiquem encalhados nas prateleiras e vençam o prazo de validade. Além disso, esse processo ajuda a evitar perdas e desperdícios de produtos

 

O método PEPS é usado também para calcular o custo dos produtos vendidos e o valor do estoque final em um determinado período. Ele assume que os produtos mais antigos são vendidos primeiro e, portanto, os produtos restantes no estoque são os mais recentes.

 

Esse método é amplamente utilizado em empresas que trabalham com produtos perecíveis, como alimentos, medicamentos e outros produtos com prazo de validade, pois ajuda a garantir que os produtos mais antigos sejam vendidos antes de expirar. Deixar passar a venda de um produto vencido abala a confiança que seu consumidor possui no seu negócio, portanto esteja sempre atento e considere utilizar o método PEPS para evitar esse tipo de falha.

Dica 3: Otimize o layout do estoque

 A forma como o depósito de mercadorias está organizado é essencial para que as operações ocorram com mais eficiência. Por isso, facilitar o acesso aos produtos minimiza o tempo de movimentação. Aqui vão alguns pontos importantes a considerar no seu armazém:

 

  • Analise o fluxo de produtos: estude todas as entradas e saídas de mercadorias, isso permite identificar os pontos de gargalo e áreas travadas.
  • Agrupe os produtos por categoria: mantenha os produtos de categoria semelhantes perto um dos outros, economizando tempo na busca por produtos.
  • Utilize o espaço vertical: isso ajuda a maximizar o espaço disponível e aumentar a capacidade de armazenamento. Prateleiras e estantes são uma boa opção para te ajudar a verticalizar seu estoque.
  • Utilize etiquetas de identificação: marque as prateleiras e produtos de forma que seja descomplicado localizar qualquer produto.

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Dica 4: Realize inventário periódicos

Inventário de estoque é uma listagem completa de todos os produtos armazenados. Esse procedimento de inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto que está estocado. Executar controles periódicos no estoque é importante para evitar perdas, desperdícios, excesso ou falta de produtos. No entanto, muitas empresas não realizam essa atividades, por diversos motivos, como:

Falta de conhecimento: Alguns varejistas não sabem da importância ou tem pouco entendimento de como realizar um do controle básico de estoque. Se você tem esse problema, nós preparamos uma planilha que pode te ajudar a iniciar uma gestão de estoque no seu negócio.  

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Falta de tempo: Alguns empreendedores podem não ter tempo suficiente para dedicar à tarefa de gerenciamento de estoque, especialmente se estiverem lidando com outras tarefas prioritárias, como a gestão financeira, atendimento, entre outros. 

No entanto, é importante não deixar em segundo plano a importância do estoque, pois a sua gestão é crucial para o bom desempenho do negócio, pois além de evitar as perdas, permite prever quando será necessário fazer novas compras e a quantidade necessária de produtos a serem repostos, otimizando o planejamento de compras

>> Entenda como realizar um planejamento de compras eficiente 

Dica 5: Utilize sistemas de gestão de estoque

Os sistemas de gestão de estoque são ferramentas que ajudam a controlar o estoque de forma mais eficiente. Com esses sistemas, é possível:

  • Fazer a gestão de pedidos
  • Controlar o recebimento de produtos
  • Verificar o estoque em tempo real
  • Identificar produtos que estão próximos de vencer o prazo de validade
  • Analisar os fornecedores, considerando preço e prazos
  • Minimizar erros na hora de fazer o inventário e a reposição

Organizar o estoque de um negócio varejista é fundamental para garantir a eficiência do negócio. 

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A boa notícia é que a Casa Magalhães tem softwares que automatizam o seu estoque e te ajudam a fazer a gestão do negócio fluir com informações mais precisas, evitando gastos desnecessários e aumentando os lucros. Conte ainda com toda a experiência e consultoria do Grupo Boticário para alavancar seu negócio. Ficou curioso para conhecer?

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