4 dicas práticas para o controle de vendas do seu restaurante

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 14/06/2018

A área de vendas é, sem dúvidas, uma da peças mais importantes para a sobrevivência de qualquer empresa, seja ela um bar, restaurante, ou lanchonete. Quando feito de forma correta o controle de vendas pode aumentar significativamente os seus lucros, caso contrário, pode gerar sérios prejuízos para sua empresa.

Você saberia responder como anda o controle de vendas do seu restaurante? Se a resposta não for muito positiva então este conteúdo foi feito para você.

Continue lendo e confira algumas dicas práticas que podem te ajudar nessa missão.

1. Registre sua informações

Parece uma dica básica, mas não se engane. A falta de registro de informações é um dos maiores erros relativos ao controle de vendas de um restaurante.

Para que sua empresa possa gerar relatórios efetivos, é necessário ter um registro completo das suas movimentações, incluindo as seguintes informações:

  1. Produto vendido;
  2. Preço unitário e total;
  3. Formas de pagamento;
  4. Adicionais do pedido;
  5. Data e horário da venda;

Tendo em mãos esses dados você poderá gerar informações estratégicas para sua empresa e entender, por exemplo, quais os produtos mais vendidos, quais mercadorias são vendidas em conjunto ou como seus clientes preferem pagar.

Com essas informações, além de otimizar o controle de vendas, você trabalha o seu estoque de forma mais efetiva e pode criar promoções ou kits para o seu cardápio.

2. Acompanhe o fluxo de vendas

No segmento de bares e restaurantes é  comum identificar dias com maior ou menor fluxo de clientes. Por esse motivo, quando falamos do controle de vendas para o food service é fundamental pensar na previsão e gerenciamento das demandas.

Procure identificar as datas de sazonalidade que aumentam sua demanda, quais os dias de maior movimentação e os horários que possuem maior concentração de clientes.

Com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante em mãos, busque desenvolver promoções atrativas para os dias de menos movimentação, atraindo clientes, otimizando a sua mão de obra e aumentando a lucratividade.

3. Dê uma atenção especial para suas comanda

As vendas de bares e restaurantes podem ocorrer em diferentes canais: no balcão, com o garçom, nos aplicativos de delivery e por meio do telefone.

Em outras palavras, temos um volume considerável de informações que podem acabar se perdendo, principalmente se você ainda se utiliza de comandas de papel e processos manuais de vendas.

Se este é o caso do seu restaurante, é necessário ter em mente que os cuidados com os pedidos devem ser dobrados para que tudo seja registrado.

Dê uma atenção especial a comandas que incluem adicionais de ingredientes, pois esses pedidos são os principais responsáveis por problemas no controle de vendas e furos de estoque.

4. Organize a sua empresa

Não importa o tamanho da sua empresa, para se ter vendas efetivas é necessário ter um processo integrado.

Quando falamos de bares e restaurantes é necessário que as informações de vendas, produção, estoque e fechamento de caixa estejam alinhadas, ou você poderá ter sérios problemas no atendimento e gerenciamento da sua empresa.

Sabemos que na correria do dia a dia é complicado gerenciar todos esses dados de forma manual, entretanto, existem ferramentas de automação comercial que – além de agilizar suas vendas, reduzir os erros e possibilitar um controle efetivo – se adequam às necessidades financeiras e ao cenário de cada empresa.

Com este tipo de ferramenta o gerenciamento das sua vendas se tornará um processo mais simples, organizado e automático.

Agora que você sabe como ter um melhor controle de vendas, basta por a mão na massa!

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