4 dicas práticas para o controle de vendas do seu restaurante
A área de vendas é, sem dúvidas, uma da peças mais importantes para a sobrevivência de qualquer empresa, seja ela um bar, restaurante, ou lanchonete. Quando feito de forma correta o controle de vendas pode aumentar significativamente os seus lucros, caso contrário, pode gerar sérios prejuízos para sua empresa.
Você saberia responder como anda o controle de vendas do seu restaurante? Se a resposta não for muito positiva então este conteúdo foi feito para você.
Continue lendo e confira algumas dicas práticas que podem te ajudar nessa missão.
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1. Registre sua informações
Parece uma dica básica, mas não se engane. A falta de registro de informações é um dos maiores erros relativos ao controle de vendas de um restaurante.
Para que sua empresa possa gerar relatórios efetivos, é necessário ter um registro completo das suas movimentações, incluindo as seguintes informações:
- Produto vendido;
- Preço unitário e total;
- Formas de pagamento;
- Adicionais do pedido;
- Data e horário da venda;
Tendo em mãos esses dados você poderá gerar informações estratégicas para sua empresa e entender, por exemplo, quais os produtos mais vendidos, quais mercadorias são vendidas em conjunto ou como seus clientes preferem pagar.
Com essas informações, além de otimizar o controle de vendas, você trabalha o seu estoque de forma mais efetiva e pode criar promoções ou kits para o seu cardápio.
2. Acompanhe o fluxo de vendas
No segmento de bares e restaurantes é comum identificar dias com maior ou menor fluxo de clientes. Por esse motivo, quando falamos do controle de vendas para o food service é fundamental pensar na previsão e gerenciamento das demandas.
Procure identificar as datas de sazonalidade que aumentam sua demanda, quais os dias de maior movimentação e os horários que possuem maior concentração de clientes.
Com o mapeamento do fluxo de vendas do seu restaurante em mãos, busque desenvolver promoções atrativas para os dias de menos movimentação, atraindo clientes, otimizando a sua mão de obra e aumentando a lucratividade.
3. Dê uma atenção especial para suas comanda
As vendas de bares e restaurantes podem ocorrer em diferentes canais: no balcão, com o garçom, nos aplicativos de delivery e por meio do telefone.
Em outras palavras, temos um volume considerável de informações que podem acabar se perdendo, principalmente se você ainda se utiliza de comandas de papel e processos manuais de vendas.
Se este é o caso do seu restaurante, é necessário ter em mente que os cuidados com os pedidos devem ser dobrados para que tudo seja registrado.
Dê uma atenção especial a comandas que incluem adicionais de ingredientes, pois esses pedidos são os principais responsáveis por problemas no controle de vendas e furos de estoque.
4. Organize a sua empresa
Não importa o tamanho da sua empresa, para se ter vendas efetivas é necessário ter um processo integrado.
Quando falamos de bares e restaurantes é necessário que as informações de vendas, produção, estoque e fechamento de caixa estejam alinhadas, ou você poderá ter sérios problemas no atendimento e gerenciamento da sua empresa.
Sabemos que na correria do dia a dia é complicado gerenciar todos esses dados de forma manual, entretanto, existem ferramentas de automação comercial que – além de agilizar suas vendas, reduzir os erros e possibilitar um controle efetivo – se adequam às necessidades financeiras e ao cenário de cada empresa.
Com este tipo de ferramenta o gerenciamento das sua vendas se tornará um processo mais simples, organizado e automático.
Agora que você sabe como ter um melhor controle de vendas, basta por a mão na massa!
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