Saiba como reduzir filas em um restaurante self service!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 21/12/2016
como reduzir filas em restaurante self service

Se existe uma coisa que chateia qualquer pessoa, é chegar em um restaurante e se deparar com uma longa fila de espera. Em um restaurante self service tradicional, por exemplo, é comum nos depararmos com essa situação. No entanto, essas filas, que aparentemente são vistas pela maioria como comuns, podem se tornar um caos, caso não sejam bem gerenciadas.

Foi pensando nisso que separei os principais benefícios de otimizar seu atendimento de uma forma estratégica e inovadora, por meio de um sistema automatizado, promovendo uma melhor experiência para seus clientes, e aumentando seus lucros.

Inove em seu restaurante self service

Um dos problemas que mais geram demora nas filas em restaurante self service, ocorre no momento da pesagem dos pratos na balança. Nos self services tradicionais, é comum observarmos o atendente com dois pratos, de tamanhos distintos,  referentes às tara do prato principal e da sobremesa. Contudo, se pensarmos nesse processo de atendimento com cada cliente, pode ser percebido uma grande demora, resultando em maiores filas de espera, e consequentemente mais clientes aborrecidos.

Em virtude disso, soluções como a implantação do RFID (identificador de radiofrequência) nos cartões de consumo, foram desenvolvidas para reduzir o tamanho e a demora nas filas. Ele possui um sistema integrado ao sistema de gestão do restaurante, que aliado a balança de pesagem, possibilita o registro dos pesos das taras dos tipos de pratos, agilizando o processo de atendimento, necessitando apenas que o atendente selecione a opção na balança referente ao tipo do prato a ser pesado.

Reduza os erros nos pedidos

Por mais que você possua uma equipe competente, o erro é inerente ao ser humano. Em um self service, não é diferente. Penso que você esteja habituado com o modelo tradicional de restaurante self-service, na qual o cliente pesa a tara do prato na balança, e em seguida o atendente registra o valor na comanda e entregar ao seu cliente. Contudo, esse processo além de demorado, tem o risco do atendente anotar o valor errado. Por isso, o suporte da tecnologia é fundamental para minimizar ao máximo, ou até mesmo eliminar tais equívocos.

Soluções como RFID, cumpre esse importante papel. Esse dispositivo, que fica inserido ao cartão de consumação, possibilita o monitoramento do cliente, desde a entrada até a saída de seu restaurante, por meio do dispositivo de liberação de saída, além de registrar sua pesagem sem a necessidade do garçom. O registro do prato é realizado automaticamente pelo próprio cliente, no ato de aproximar o cartão de consumo do leitor RFID ao lado da balança. Dessa forma, o restaurante agiliza o processo de atendimento e aumenta o faturamento.

Agilize seu atendimento

A implantação de um sistema de atendimento automatizado, torna o processo de atendimento aos clientes mais rápido e prático. O dispositivo de RFID, aliado à conexão de rede do estabelecimento, proporciona o envio automático dos dados do consumo até o banco de dados do sistema de gestão do restaurante. Dessa forma, o atendente do caixa acessa os dados do consumo do cliente por meio da aproximação do cartão de consumo no leitor digital. Desse modo, o atendimento se torna mais ágil, reduzindo o tamanho das filas de pagamento, promovendo uma melhor experiência ao cliente.

Se adaptar às inovações tecnológicas não é nada fácil, mas é perfeitamente possível! Saiba que é extremamente importante investir em inovação em seu estabelecimento, principalmente para o alcance do principal objetivo do negócio: encantar o cliente!

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